Malta 6 Lugares Imperdíveis:

Neste mês de julho de 2019 fiz uma vagem à Malta. Fui de Lisboa e fiz conexão em Madri. Fiquei deslumbrada com a beleza desta minúscula ilha-nação que fica quase no centro do Mar Mediterrâneo. Malta é o menor país da União Européia, mas tem a maior densidade populacional com 1308 pessoas por km quadrado.

O país tem um pouco mais de 420 mil habitantes e fica a 90km da Sicília.

Os turistas são atraídos pela história, pela arquitetura magnífica e pela arte valiosa. Mas estes não são os únicos ingredientes de uma viagem mágica. Acrescente hotéis de luxo, bons restaurantes e o quadro fica completo.

O país Malta consiste em três ilhas:

  1. Malta: com 246 Km2 – fica a 90km a sul da Sicília e 300 km a norte da Líbia
  2. Gozo: com 67 Km2
  3. Comino com 3km2

Vamos conhecer os lugares imperdíveis de Malta:

La Valetta:

La Valetta é a capital de Malta. Malta tem 8 cidades, porém as principais são: Valetta, Sliema e Saint Julian. Valetta é o principal centro econômico do país, possui 320 monumentos e é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1980.

Foi reconhecida como a Cidade Cultural da Europa em 2018. Não é o melhor local para a vida noturna. Porém, a paisagem mais emblemática é a vista sobre o Porto Grande. Embelezada pela magnífica arquitetura das suas costas e pelas proezas de seu poderio militar. É uma vista imperdível.

Fizemos um tour guiado pela cidade pela https://www.instagram.com/getyourguide que nos ajudou a conhecer um pouco mais sobre a história do país.

Sliema:

Principal faixa turística de Malta e recanto com muitos hotéis, restaurantes, bares e lojas de grife. Sliema é a zona com várias mansões de época onde se instalou a classe média maltesa. É na marginal em Sliema Creek que há passeios de barco. Aqui se faz as melhores compras da ilha, com as principais marcas de moda.

Saint Julian:

hotel-valentina
Hotel Valentina
hotel-valentina
Hotel Valentina
hotel-valentina

Saint Julian fica na zona oeste e conta com reluzentes hotéis cinco estrelas e com a Marina Portomaso. Fiquei no Valentina Hotel em Paceville e adorei. O hotel é novo, super moderno e tem um café da manhã incrivel. A piscina de borda infinita também é tudo de bom. Porém, confesso que não fomos em nenhum dia. Porque com tantos passeios para se descobrir em Malta, não dá para ficar perdendo tempo em piscina. Paceville é o bairro das discotecas e bares, o point da vida noturna.

malta-saint-julian
Sain Julian

Ilha de Comino:

ilha-de-gozo
Travessia para Comino
malta-destinos-gozo
Vista de Gozo

É a menor ilha maltesa e fica entre Malta e Gozo. O seu nome vem das sementes de cominho que lá cresciam. Foi um reduto pirata na Idade Média e atualmente possui apenas 3 habitantes (incrivel não é?). Em Comino não há carros e o número de visitantes são controlados pelo tráfego de barcos. É aqui que fica a LAGOA AZUL.

– Lagoa Azul:

destino- lagoa-azul
Chegada em Comino
malta-destino-lagoa-azul
malta-destino-lagoa-azul

Espalhada pelas águas pouco profundas entre Comino e a Ilhota de Cominetto, a Lagoa Azul é um dos mais incríveis espetáculos aquáticos do Mediterrâneo. A tonalidade azul celeste da Lagoa Azul é causada pela luz solar refletida na areia sob a água. É o local de eleição em Malta para fazer mergulho e snorkeling e é um lugar perfeito para filmagens. Dizem que o filme Lagoa Azul com Brooke Shields foi gravado lá e que Tróia de 2004, também.

A Lagoa Azul é um dos passeios mais procurados em Malta, porém prepare-se para encontrar uma multidão. Eu fui agora em julho, alta temporada e a peguei lotadíssima. Chega a ser meio frustrante porque a beeza é tanta e, no entanto, se perde de se aproveitar, por ter tanta gente.

Nesta área só tem quiosques que vendem hambúrguer e sorvetes. Há apenas um banheiro publico e guarda-sóis para alugar com cadeiras. Portanto, a infra-estrutura é muito precária.

Se você quiser um local com menos pessoas, caminhe em direção à Santa Maria Bay, que é outra praia muito bonita. Porém, o terreno é muito íngreme e montanhoso, fácil de tropeçar e escorregar. O ideal é levar um tênis, além do chinelo, para ter mais segurança e conforto na travessia.

Ilha de Gozo:

– Gruta Azul:

É considerada uma das mais principais atrações naturais de Malta. A Gruta Azul é uma das paisagens mais espetaculares de Gozo e também uma das mais fotografadas. Eu adorei este passeio. As costas sul e oeste de Malta caracterizam-se por falésias talhadas pelas forças da natureza, mas esta captou a imaginação das pessoas. Os britânicos deram o nome de Gruta Azul. Porém, em maltês é conhecida por II-Hnejja ou O Arco.

malta-gruta-azul
malta-gruta-azul
eu e meu filho

A Gruta Azul foi formada pela erosão natural de ventos e ondas até formar uma grande saliência natural num pedestal de rocha alto e esguio. Fizemos um passeio de barco pelo arco e vimos as seis grutas interligadas . A água é calma e cristalina e de um azul celeste brilhante , devido à luz solar refletida na areia branca mais abaixo.

Os pequenos barcos de até 8 pessoas saem da pequena angra Wied iz-Zurrieq. Senão quiser fazer o passeio de barco, do miradouro há uma vista fantástica. Porém, eu aconselho a fazer, é rápido e o espetáculo visual compensa. O valor é 8 euros por pessoa.

– Victoria:

malta-valetta
Cidade de Valetta
malta-valetta-centro

E a capital de Gozo. Nela há a Citadella que é uma fortificação que existe há mais de três mil anos e foi sofrendo modificações ao longo da história. Para se chegar até ela tem uma subida muito íngreme. E confesso que não visitamos . Tivemos um almoço com o grupo que fomos e depois a temperatura beirava os 42 graus e não havia condições de subir ao sol naquele calor.

Optamos por ficar na sombra na pequena viela de Sir M’Angelo Refalo onde ficam as lojinhas de artesanatos e os bares e restaurantes. Comprei um boné com a cruz de Malta muito bacana.

Popeye Village:

malta-popeye-village
malta-popeye-village
Popeye Village
malta-popeye
malta-popeye

Foi o passeio que mais gostei. É um parque temático que foi construído para o próprio filme em 1980 e que foi protagonizado por Robin Williams . Vale a muito conhecer e passar o dia. Nós fomos de taxi do hotel em Sain Julian. Chegamos as 11h e voltamos as 17h. É um lugar incrívelmente lindo e adoramos ter ido. O parque fica à beira da linda praia Anchor Bay.

O ingresso de acesso dá direito a cadeiras de praia e guarda sol. E também a um pequeno passeio de barco que não fizemos por causa da fila. O que é muito precário é que há apenas um restaurante de peixe e uma pequena lanchonete que serve fatias de pizza. Fora do parque há um restaurante de hambúrguer.

Nós passamos 5 dias em Malta e deu pra conhecer tranquilamente estes lugares. Não alugamos carro porque a mão inglesa confunde muito quem não está habituado a dirigir desta maneira, e então, preferimos não arriscar.

Fizemos todos os passeios com a Get Your Guide e eu recomendo pela organização e qualidade oferecida. É muito fácil, e só baixar o aplicativo em seu celular e colocar a cidade que você está e aí irá aparecer todas as opções de passeios naquele lugar. Tivemos sorte, porque a equipe nos pegava na esquina da rua do hotel com horário prévio agendado.

Eu já saí de Lisboa com todos os passeios comprados. Portanto, é muito fácil de se organizar.

Leia este post: 5 Destinos Para Visitar em 2019

Gostou do post? Veja então meu Instagram!

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook