Anna Wintour Editora-Chefe da Vogue Faz 70 Anos e Continua Ditando Moda

Anna Wintour editora-chefe da Vogue faz 70 anos e continua ditando moda. A filha caçula, Bee Shaffer desejou à sua mãe – editora-chefe da Vogue um feliz aniversário. Bee postou uma foto antiga, de décadas atrás – e agradeceu-lhe por todo amor.

A homenagem de aniversário de Bee mostrou Anna Wintour, em uma foto de 30 anos atrás. Na foto, Anna apareceu sorrindo, olhando para a sua filha Bem Shaffer sentada no carrinho.

O penteado é o mesmo há décadas, um sóbrio bob até o queixo, de linhas retas, que muitas mulheres no mundo podem usar, mas que é dela e só dela, o corte de cabelo simétrico de Anna Wintour. Na imagem, ela está com aqueles óculos de sol pretos Chanel que as revistas dizem serem eternos. Este corte de cabelo, Ana adotou aos 14 anos de idade e nnca mais deixou de usá-lo.

anna-wintour-faz-70-anos

Família

Quando se trata de “titãs” da indústria da moda, há poucos nomes que suscitam respeito e notoriedade. Anna Wintour é uma delas e, agora chega aos 70 anos e sendo festejada. Nascida em Londres em 1949, Anna Wintour veio de uma família que sempre esteve na mídia. Ela é a filha mais velha do falecido Charles Wintour. Ele foi editor do “Evening Standard” na década de 1960 e foi considerado um dos mais renomados jornalistas britânicos da época. Sua mãe era crítica de cinema. O irmão mais novo de Wintour, Patrick, também é jornalista e atualmente trabalha como editor diplomático no Guardian. Ela tem três outros irmãos, Nora, James e o falecido Gerald, que morreu em um acidente de carro quando criança.

anna-wintour-faz-70-anos
Anna Wintour com sua filha Bem Schaffer
anna-wintour-faz-70-anos
Bee Shaffer e Anna Wintour em uma evento de 2017

anna-vogue
Anna na década de 80

Início da Carreira

Anna freqüentou a North London Collegiate School em Stanmore, mas saiu aos 16 anos. Ela logo aceitou um emprego na boutique de moda mais badalada da época: a Biba. Isso, antes de concluir um programa de treinamento na Harrods e conseguir um papel permanente como assistente editorial na revista Harper’s & Queen, hoje Harper’s Bazaar. Em 1975, Anna Wintour se tornou editora júnior de moda na Harper’s Bazaar nos EUA. Neste cargo, ela permaneceu por vários anos.

Em 1985, ela voltou ao Reino Unido e foi nomeada editora-chefe da Vogue britânica.  Pouco tempo depois do casamento com o psiquiatra David Shaffer, com quem teve dois filhos: Charles e Bee, hoje com 34 e 32 anos, respetivamente. “Quero que a Vogue seja rápida, perspicaz e sexy. Não me interessam os super ricos nem os infinitamente descontraídos. Quero que as nossas leitoras sejam enérgicas, mulheres de negócios, com o seu próprio dinheiro e com um vasto leque de interesses”, referiu na altura ao Daily Telegraph.Após 2 anos, ela retornou a Nova York e, após um curto período na House & Garden, foi nomeada editora da Vogue Americana, sucedendo Grace Mirabella.

Veja este post: 15 Looks de Anna Wintour nas Semanas de Moda

editora-chefe-da-vogue-faz-70-anos

Primeira Capa

Anna revolucionou a indústria da moda desde sua primeira capa de 1988. Ela optou por uma foto da modelo israelense Rafaela Bercu com um suéter de Christian Lacroix enfeitada com pedras e calça jeans da Guess. Na época, os vestidos de noite marcavam presença no setor da moda. A equipe de impressão da gráfica achou que a capa estava errada.

capa-vogue

“Esta [capa] quebrou todas as regras. A Michaela não estava a olhar diretamente para nós, e pior, tinha os olhos praticamente fechados. Tinha o cabelo no rosto. […] Olhei para aquela fotografia e senti os ventos da mudança”, recordou em 2012, num editorial escrito para a revista sobre a capa que veio a mudar a trajetória da revista.

Visuais leves e despojados se tornaram a característica, ou melhor, o DNA da Vogue. Com uma nova linguagem e uma nova estética. Sob a sua supervisão, foram lançados os títulos  Teen Vogue, Vogue Living e Men’s Vogue. 

Veja este post: Anna Wintour Editora da Vogue e os Looks Que Gostaríamos de Ter

Desde que começou a dirigir a Vogue em 1988, Anna é adorada por uns e odiada por outros. Além de comandar a revista americana por 30 anos, Anna é diretora artística da Condé Nast e consultora de conteúdo global. Este último cargo, inclusive, foi anunciado recentemente como parte de uma reestruturação da editora. Dentro dessas funções, ela é responsável por moldar e dirigir todos os elementos da marca Vogue.

Veja este post: 5 Dicas de Estilo de Anna Wintour

A revista Vogue ganhou status de “Bíblia da Moda” depois que Anna Wintur assumiu o cargo de editora-chefe.

Anna Wintour Editora-Chefe da Vogue Faz 70 Anos e Continua Ditando Moda

Se você gostou deste post compartilhe com uma amiga! Seu feedback é muito importante para guiar a programação e o conteúdo do blog. Novas sugestões são sempre muito bem-vindas. Obrigada!

Gostou do post? Veja então meu Instagram!

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook