10 razões para visitar Viena é muito pouco. Porém já é o suficiente para despertar a vontade de conhecer uma das mais belas cidades do mundo. Eu já a visitei três vezes.   Esta cidade está entre aquelas que se deve voltar sempre. Considerada internacionalmente como a cidade da música.  Em Viena se respira cultura por todos os lados, principalmente porque ela própria aprecia o seu passado.
Se você aprecia arte,  música clássica, praças históricas, igrejas medievais, teatros e museus de importância mundial,  Viena tem tudo isso e muito mais para oferecer. Tem apfelstrudel, tem saccher tarte,  scnitzel vienense  e muitos outros bolos, cafés e vinhos deliciosos. Enquanto que as ruas das outras cidades são pavimentadas de pedras e asfalto, as ruas de Viena são pavimentadas de cultura. E tem um plus a mais, a cidade fica às margens do Danúbio.

1 – Naschmarkt

 Viena 203
É um ótimo passeio para se fazer no sábado  É o maior mercado de alimentos e antiguidades ao ar livre da cidade. Funciona desde o século 18. São 120 barracas com comida, bebida, especiaria e mercadorias do mundo todo. Além disso, aos sábados acontece um  mercado das pulgas.

2 – Roda Gigante

 Viena

Viena

Nenhum passeio a Viena será completo sem um passeio no Riesenrad, na roda gigante do século XIX. Ela foi construída entre 1896 e 1897 pelo engenheiro britânico Walter Basset. Ela sobe à altura de 65 metros e leva cerca de 20 minutos para fazer a volta completa. O que dá tempo suficiente para tirar belas fotografias da cidade  que se espalha a nossos pés. O incrível é que ela sobreviveu o bombardeio de 1945.

3 – Catedral de Santo Estevãoviena

É o marco gótico mais importante da cidade. É o símbolo de Viena. Sua construção começou no século XII, em 1137 e foi finalizada em 1160. São quatro torres e em uma delas, sobe-se 343 degraus e  se tem uma vista panorâmica de Viena

4 – Schonbrunn Palace

Schonbrunn-Palace
viena
Visitar a antiga residência de verão da família imperial onde viveu a  Imperatriz Sissi    é passeio obrigatório para quem vai a Viena. Além do gosto pela moda e design, Sissi era entusiasta da boa forma e já naquela época fazia exercícios físicos.  Ela mandou construir aparelhos para se exercitar.
Este impressionante palácio barroco, construído no final do século 17,   está para a Áustria asim como o Palácio de Versailles está para a França. São 1141 salas imponentes e grandes salões , mas o turista só tem acesso a 22 salas. O palácio e os jardins são deslumbrantes, tem até um jardim zoológico. O nome Schonbrunn, significa “bela fonte” em alemão.  É Patrimônio Mundial da UNESCO devido a sua importância histórica e é o local mais visitado da Áustria.
É o mais popular destino turístico de Viena, com mais de 5 milhões de visitantes anuais. Este passeio o levará a uma viagem através dos séculos. Os quartos são todos em estilo rococó e a maioria das paredes são brancas lacadas  com ornamentos em ouro.  Os lustres de cristais da Boêmia  também fazem parte do design encantador. Há também o salão dos espelhos, onde  Mozart deu um concerto em 1772. A capela do palácio ainda é usada para casamentos e batizados.

5 – Belvedere Palace ( Scloss Belvedere)

Viena
 Viena
Belvedere significa “belas vistas” em alemão. Foi construído pelo Príncipe Engene de Savoy em 1600. Abriga a maior coleção do mundo de obras de Klimt , incluíndo “O Beijo”, que é a obra mais famosa deste artista vienense.   Os jardins externos são espetaculares. Nos meses de verão é muito comum encontrar aquele monte de turistas sentados na grama apreciando os jardins, a arquitetura, as estátuas e a beleza do lugar.

6 – Hofburg Palace

viena
 Viena
Viena-
Este palácio renascentista gótico foi a residência de inverno dos Habsburgos por 600 anos.  Fica no centro da cidade. Atualmente, fica a sede da Presidência da República, a Escola de Equitação e um Centro de Conferência.   Os Habsburgos foram uma das mais importantes dinastias da Europa.
Ele foi construido como um castelo dos livros de histórias infantis. Com um fosso, ponte levadiça e quatro torres nas suas extremidades.  Neste palácio se conhece os aposentos imperiais e o Museu Sissi. Sissi foi uma mulher à frente de seu tempo. Ela era obcecada pela beleza e forma física.
Na época era considerada a mulher mais bela de todos os tempos. Seus cabelos  chegavam aos seus pés e eram escovados por duas horas todos os dias. Ela foi muito infeliz. teve quatro filhos, e o primeiro que seria o herdeiro, morreu com 2 anos. Um outro se suicidou com 30 anos. Sissi foi muito  ausente como mãe, não se dava bem com a sogra. Seu marido era o Imperador Francisco José.  Sua alimentação era muito agressiva.
Seu fim foi muito trágico. Em 1898, durante uma viagem a Genebra, um anarquista italiano a esfaqueou no peito com um estilete. Após a morte de Sissi, seu marido Francisco José I, declarou que a amava muito. Quando se visita seu escritório, a gente constata mesmo o verdadeiro amor que ele tinha por ela. Retratos da Sissi decoram todo o ambiente.

7 – Hundertwasserhauss

viena
Quando o artista Friedensreich Hundertwasser desenhou este bloco de apartamentos, sua intenção era fazer uma  “casa em harmonia com a natureza”. Eu amei, é algo totalmente inesperado para a arquitetura de Viena. É um  prédio excêntrico, coloridíssimo, com uma aparência de “patchwork”.
Suas janelas são de tamanhos irregulares e conta com mais de 200 árvores e arbustos que saem das varandas, dos telhados e dos terraços. Cada um dos 52 apartamentos possui uma cor diferente. O edifício foi inaugurado em 1986. São residências particulares e não dá para entrar no interior, mas a curiosa vista externa, já vale a visita.

7 – Museu Albertina

wien-albertina-archduke-albrecht-equestrian-statue-5

É uma das mas impressionantes  galerias de arte  de Viena. Neste museu você encontra obras de arte de Da Vinci, Rubens, Michelangelo, Rubens, Rafael,  Rembrandt, Monet, Cèzanne, Klimt e Picasso.

8 – Museum QuartierViena

Mumok-Modern-Arts-Museum1

É um complexo de arte incrível. É mais que uma coleção dos melhores  museus do mundo. Nesta área você encontra prédios históricos do século 18 e 19 misturados com a arquitetura contemporânea que forma um espaço de arte. É um dos maiores complexos do mundo de arte moderna.

Eu visitei o Mumok (Museu de Arte Moderna),  que abriga uma coleção de 7000 obras de arte moderna e contemporânea, incluindo os principais trabalhos de Picasso, Andy Warhol, Roy Lichtenstein e muitos outros. Há mais  outros 9 museus para serem visitados. Tem muitos restaurantes ao ar livre e quando bater aquela fome, dê uma pausa da cultura e se delicie com um schinitzel nas muitas opções gastronômicas.

9 – Pratter ParkViena

Cansou de arte? Vá ao Pratter. É um parque de diversão para crianças e adultos, com mais de 200 anos. É um ótimo lugar para se visitar e se divertir. O Pratter é mais que um parque de diversão, são 250 atrações, tem muitas barracas com artesanato e muitas lojinhas. Você pode correr, alugar uma bike, nadar, andar de skate, jogar tênis e até assistir corridas de cavalos. É lá que fica o Museu Madame Tussaunds de Viena (igual aquele de Londres e de Nova York). Tem também um palco onde acontece muitas performances gratuitas de teatro, dança e canto.

10 – Museu do Freudviena

Inaugurado em 1971, o Museu Freud mostra onde o pai da psicanálise viveu e trabalhou de 1898 até 1938, quando foi forçado a  buscar exílio pela perseguição nazista. Fotos e cartas são exibidas em caixas de vidro. Pode se ver o icônico divã onde ele atendia e aprender muito sobre o conceito da psicanálise.

Eu poderia falar muito mais sobre Viena. É uma cidade que oferece muitas opções culturais e de diversão. Estou à espera de uma outra oportunidade para voltar.

Espero que vocês possam aproveitar estas 10 razões para visitar Viena.

Um super beijo!

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook