Lisboa Roteiro Básico

Lisboa Roteiro Básico. Sempre gosto de trazer dicas de Lisboa para quem não conhece e está pretendendo conhecer a cidade. Consequentemente, também para quem já foi e quer ideias sobre onde ir e o que ver e o que fazer. Sendo assim, vou deixar algumas dicas para você aproveitar sua estadia na capital lisboeta.

Aproveite e leia estes posts:

5 Lojas em Lisboa Para Colocar no Seu Roteiro

10 Lugares Para Comer em Lisboa

Baixa Pombalina

É a zona histórica da cidade. Em Lisboa todos os bairros são históricos porque são seculares. O único que não é o Parque das Nações. A baixa é formada pela Rua Augusta e algumas das mais antigas praças do país. Tem este nome em homenagem ao Marques do Pombal. O mais importante, é que ele foi o Primeiro Ministro que reconstruiu a cidade depois do terremoto de 1755. O interessante é que foi a primeira construção antissísmica (antiterremoto) do mundo.

Portanto, não deixe de ir na Rua Augusta que é o calçadão de Lisboa. Há muitas lojas de roupas de todas as marcas. Você encontrará muitas pessoas fazendo “performances” como “estátuas vivas”, cantores, instrumentistas, etc.

As ruas paralelas à Augusta têm nomes dos ofícios ou materiais que há séculos circularam na região: Rua dos Sapateiros, Rua dos Bacalhoeiros, Rua do Ouro, Rua da Prata, entre outras.

Lisboa roteiro basico
Avenida da Liberdade

Além destas ruas, faz parte também desta região a famosa Avenida da Liberdade, uma das mais aristocráticas da capital portuguesa. É a Quinta Avenida de Lisboa. com muitos hotéis, lojas de grife e restaurantes sofisticados. Nela você encontra a Louis Vuitton, Miu Miu, Prada, Burberry, etc. e o badalado Restaurante JNcQUOI

Lisboa roteiro basico
Elevador de Santa Justa

Uma dica na Baixa é visitar o Elevador de Santa Justa e passear na Rua Augusta. Subir no Miradouro da Augusta é um programa para quem gosta de apreciar a vista de cima.

O Elevador de Santa Justa tem uma estrutura de ferro, em estilo neogótico que sai da Rua do Ouro (na Baixa) e chega até a Rua do Carmo (no Chiado). O mais importante é que lá de cima, é possível ter uma vista incrível da cidade, do Rio Tejo e avista-se também o Castelo de São Jorge.

Lisboa roteiro basico
Vista do Elevador de Santa Justa

Bairro Alto

O Bairro Alto é o bairro boêmio da cidade e possui muitos bares e restaurantes.

A Praça Luís de Camões separa o Bairro Alto do Chiado. No meio da praça encontra-se a estátua do poeta Camões, autor de Os Lusíadas.

Um lugar bacana no Bairro Alto é o Miradouro de São Pedro de Alcântara. É o mais clássico de Lisboa. Oferece uma vista panorâmica sobre a Avenida Liberdade, o Bairro da Graça, a Sé e a Baixa Pombalina. Fica entre o Chiado e o Príncipe Real.

Outro lugar legal é o Miradouro de Santa Catarina. Também conhecido o Miradouro do Adamastor, pela estátua de pedra que representa o monstro épico do poema de Os Lusíadas de Camões. A vista se dá para a margem sul do Tejo com o porto e também a Baixa Pombalina.

O Príncipe Real é a continuação do Bairro Alto e o lugar da vez na cidade. É um bairro que está muito em alta porque tem muitas lojas de arte e design, lojas de moda, bares e restaurantes bem descolados.

Castelo

Lisboa roteiro basico
Castelo de São Jorge

Foi erguido no século XI para proteger a cidade dos romanos. É uma zona que é muito explorada pelos turistas porque é onde fica o Castelo de São Jorge. É uma fortificação moura onde se tem uma vista incrível da cidade. É um passeio clássico que tem que fazer.

Além disso, há muitas esplanadas e você pode descansar a subida e tomar uma “bica” (tomar um café) . O legal é que você pode aproveitar e conhecer o Museu do Fado, que fica em Alfama ( um bairro que respira Fado). O museu tem uma exposição permanente, um centro de documentação, uma Escola com cursos de Guitarra Portuguesa, um auditório com agenda regular e um café-restaurante. 

Concluindo, aproveite este roteiro básico de Lisboa e boa viagem!

Gostou do post Lisboa Roteiro Básico? Então acompanhe meu Instagram!

Se você gostou deste post compartilhe com uma amiga! Seu feedback é super importante para guiar a programação e o conteúdo do blog. Novas sugestões são sempre muito bem-vindas.


Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook