Paris é sempre uma boa ideia. Esta frase proferida por Audrey Hepburn já virou clichê, mas tenho que concordar que a ideia é sempre fantástica. 4 museus fora do óbvio é pra você que já visitou a cidade e já foi no Louvre e no D’Orsay. A cidade luz tem muito mais a oferecer. Nesta minha última ida a Paris em agosto, aproveitei e fui conhecer estes 4 que conto pra vocês.

1 – Museu Internacional do Perfume

Rue de Faubourg de Saint-Honoré, 73

Foi inaugurado em dezembro de 2016. Pra quem ama perfume (sou apaixonada) é uma programação olfativa e histórica. Além de ser um colírio para os olhos poder ver aqueles frascos lindíssimos, a gente pode se deliciar com os aromas. São 3 andares de uma casa que abrigava a maison do estilista Christian Lacroix. A abordagem do museu se dá em  3 aspectos: as origens – tem relato de que a Cleópatra usava perfumes para seduzir Marco Antônio: períodos – o período napoleônico e os segredos da profissão de perfumistas.

Umas das galerias que mais gostei foi a Galeria dos Sedutores que expõe a intimidade olfativa de sete casais: Cleόpatra e  Marco Antonio, a Rainha de Sabá e o Rei Salomão, Catarina de Médicis e  seu perfumista René le Florentin, Luίs XIV e a Marquesa de Montespan,  Casanova e Maria Antonieta, e Napoleão e a Imperatriz Eugenia, entre outros.

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

2 – Museu de Artes Decorativas

Rue de Rivoli, 107

Fui com minha filha conferir a Exposição  Christian Dior  70 Anos de Criação . Imperdível, e estará em exibição até 07 de janeiro de 2018. São trezentos vestidos que foram confecionados entre 1947 até a presente data. Quase mil documentos e dezenas de obras de arte. Tudo em comemoração ao 70º aniversário da grife Christian Dior. A exposição é monumental. O nome da retrospectiva já mostra a grandiosidade da obra:  “Christian Dior, Couturier du Rêve” (‘Christian Dior, costureiro do sonho’, em tradução livre). É muito bacana de ver a continuidade de seu legado por 6 de seus sucessores, até a atual Maria Grazia Chiuri, que é a atual Diretora de Criação. É uma verdadeira imersão no universo deste artista, criador do “New Look” em 1947. Desde sua infância em Granville até sua morte repentina em 1957. Dior teve uma vida curta como estilista, mas que marcou para sempre o mundo da moda.

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

 

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

3 – Fundação Louis Vuitton

Avenue du Mahatma Gandhi, 8 Bois de Boulogne, 75116

A arquitetura do prédio, que parece um barco, chama à atençao no Jardin d’Acclimatation.  É de autoria de um dos arquitetos mais famosos do mundo: Frank Gehry que também é autor do Guggenheim de Bibão. A Fundação Louis Vuitton mostra a coleção particular de Bernard Arnault, proprietário do Grupo LVMH. A mostra de arte contemporânea tem exposições sazonais (você pode conferir pelo site). A exposição que conferimos foi sobre “Arte Africana”. O restaurante do local é muito bom, tem um terraço para o jardim muito agradável. Sugiro que a visita seja feita pela parte da manhã para aproveitar o restaurante.

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

4 – Museu Marmottan Monet

Rue Louis Boilly, 2 75016

Pra quem ama arte impressionista, vale a visita a este museu que possui uma das coleções de arte impressionista mais completas do mundo, com destaque especial para as obras de Monet.  Michel Monet, segundo filho do pintor, doou ao museu as obras que herdou de seu pai. Esta homenagem, aconteceu em 1966. O nome Marmottan se deve a Jules Marmottan que comprou a casa que abriga o museu e a deixou de herança a seu filho Paul Marmottan que acabou fazendo uma coleção de pinturas, móveis e esculturas. Mais tarde ele a doou junto com a obra toda gerada à Academia de Belas Artes. Desta doação nasceu o atual museu que foi aberto em 1934 e desde então vem recebendo doações muito importantes.

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

“Impression, Soleil Levant” (Impressão, Nascer do Sol) – pintura de Monet de 1872 que deu origem ao Impressionismo

Esta tela para mim é uma das mais lindas pintadas por Monet. Em minha outra visita a Paris, que foi em outubro de 2014, fui conhecer Os Jardins de Monet em Giverny. Fica localizada a 80 km de Paris. Vale à visita. Quem ama arte assim como eu, deve ir. Em meu Pinterest tenho uma pasta de Monet.

4-museus-fora-do-obvio-em-paris

“Nympheas”

Considere sua próxima ida à cidade para visitar estes 4 museus fora do óbvio em Paris. Viajar é sempre bom e conhecer lugares novos também.  Tanto o Museus dos Perfumes como o de Artes Decorativas é mesmo ali no centro da cidade. Porém a Fundação Louis Vuitton e o Museu Marmottan, é preciso pegar o metrô ou um taxi.

Se você gostou deste post compartilhe com uma amiga.

Lembrando que todas as informações do blog você pode receber em seu email, é só assinar a newsletter aqui e todas as sextas-feiras você terá todos os posts da semana.

Um beijo!

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook