Jerusalém Terra Santa e Belém Relato de Viagem. Dando continuidade a minha viagem a Jerusalém fomos no terceiro dia visitar Belém. Belém em hebraico significa “casa de pão” e faz parte do território palestino e está sob o domínio muçulmano. De sua população total, a maioria é muçulmana, mas há também muitos cristãos morando em Belém. Judeus são proibidos de entrar, devido aos conflitos entre Israel e Palestina. Um muro separa as duas cidades. Belém é reverenciada como o local onde o Rei Davi viveu e onde Jesus Cristo nasceu.
Nosso guia Guiorá era judeu e nos levou de carro até um determinado ponto da estrada e então nos entregou para dois outros guias de Belém que vieram nos buscar. Nós atravessamos para o território palestino e Guiora voltou para Jerusalém. Quem fica hospedado em Israel tem que passar por um posto de controle militar israelense. Sai-se de Israel e entra-se em território palestino. A passagem acontece sem problemas, principalmente para grupos de turistas e de peregrinos. Belém recebe grupos de peregrinos diariamente.
Fomos conhecer a Igreja da Natividade. Esta Igreja foi classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO apenas no ano de 2012. Ela foi construída no tempo do imperador romano Constantino, no século IV. E foi restaurada no século VI, sendo uma das mais antigas igrejas da cristandade.
Lá visitamos a gruta onde nasceu Jesus Cristo e a manjedoura. A Bíblia conta que uma estrela indicaria o lugar onde nasceria Jesus Cristo e, assim ele pode ser encontrado pelos Reis Magos.
Gruta do nscimento de Jesus
Poucos meses antes do nascimento de Jesus, o imperador romano César Augusto publicou decreto ordenando a realização de um recenseamento em todo o império romano. Todos tinham que se apresentar a sua cidade natal para efeito de recenseamento. Naquela época, Israel estava sob o domínio de Roma. Assim, José e sua esposa Maria, grávida de nove meses de Jesus, tiveram de ir da cidade de Nazaré da Galileia, onde moravam, até Belém na Judeia, local de seus antepassados, para o recenseamento.
Quando José e Maria chegaram à Belém, a cidade estava lotada. Pessoas vindas de todas as partes estavam lá para o recenseamento. Por isso José não encontrou nenhuma vaga nas estalagens. Então, eles tiveram que passar a noite numa gruta, a qual foi improvisada como quarto. E lá, naquela noite, Maria deu à luz a Jesus.
Manjedoura
A Basílica da Natividade foi construída como monumento para abrigar e indicar o lugar sagrado onde Maria deu à luz a Jesus. É uma das mais antigas igrejas ainda em uso no mundo.
Depois da visita a Igreja da Natividade, nossos dois guias palestinos nos levaram em uma loja de souvenires e eu e meu marido compramos um Menino Jesus. Nossos guias palestinos nos levaram de volta e atravessamos a fronteira e encontramos nosso guia judeu.
Pensei muito durante o trajeto e seria tão bom se os povos não tivesse e não criassem conflitos. O principal confronto entre palestinos e israelitas se dá em torno da soberania e do poder sobre terras que envolvem complexas e antigas questões históricas, religiosas e culturais. Tanto árabes quanto judeus reivindicam a posse de territórios nos quais se encontram seus monumentos mais sagrados. A ONU ofereceu aos dois lados a possibilidade de dividir a região entre palestinos e israelenses; estes deteriam 55% da área, 60% composta pelo deserto do Neguev. A Palestina resistiu e se recusou a aceitar a presença de um povo não árabe neste território.
Paz para os judeus e palestinos!
Beijos!