Jerusalém Terra Santa –  Relato de Viagem. Olá pessoal, desculpa minha ausência aqui no blog. Mas tenho motivos para tal porque estive fazendo uma viagem. Meu destino foi Israel e Portugal (onde viajo todos os anos).

Todos os meses de julho viajo para Portugal. Meu marido é português, morei 5 anos lá em Carcavelos e depois em Cascais. Em Cascais tivemos uma casa no bairro do Cobre que vendemos em 2014.

No ano passado compramos um apartamento em Lisboa, na Avenida de Roma, no Bairro do Alvalade. Fizemos a escritura em fevereiro deste ano. Em maio voltei a Lisboa para mobiliar. Para isso contratamos uma arquiteta para nos ajudar e também para receber a mobília. Porque lá o prazo de entrega de móveis é bem maior do que aqui. E eu não poderia ficar de maio a agosto para receber esta mobília.

Voltamos agora em julho e aproveitamos e fizemos uma viagem a Israel, onde conhecemos Jerusalém a Terra Santa. Em Jerusalém ficamos hospedados no Mamilla Hotel. O hotel era ótimo. Um 5 estrelas que fica ao lado do Mamilla Shopping.

jerusalem-terra-santa

jerusalem-terra-santa

israel-terra-santa

israel-terra-santa

Contratamos um guia particular que nos guiou durante nossa estadia no país.

No primeiro dia, Guiora ( o nome do guia) nos levou ao Santuáio do Livro no Museu de Israel. Neste museu estão expostos os manuscritos do Mar Morto que são a versão mais antiga da Bíblia. Também está lá na frente do Museu, uma maquete modelo que representa a cidade de Jerusalém à época de Jesus. O museu é lindo e sua forma arquitetônica é a tampa de um pote. Foram dentro de potes que foram encontrados estes manuscritos, por pastores de cabras. Precisamente no deserto de Qumran.

israel

jerusalem-terra-santa

Fizemos também um city tour que passou pela Casa do Presidente e pela Menora que fica situada em frente ao Parlamento. Depois fomos até o Memorial de Yad Vashem (Museu do Holocausto).

O Museu do Holocausto chama a atenção pela arquitetura. Ele tem a forma de um prisma.  A expressão “Yad Vashem” significa, em hebraico, “Autoridade de Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto” e foi escolhida para nomear o memorial erguido em Israel.

Nào é uma visita fácil de se fazer porque não tem como não se emocionar. Muitas pessoas choram e o clima de tristeza é geral. Porém, foi uma tragédia  que não podemos esquecer.

São vários memoriais (como o Memorial das Crianças e a Sala da Memória), o Museu de Arte do Holocausto, esculturas, lugares comemorativos ao ar livre (Vale das Comunidades). Há uma sinagoga, arquivos, um instituto de pesquisa, biblioteca, uma editora e um centro educacional que até hoje estuda o holocausto. Tudo  em busca de novas histórias e fatos que possam complementar o que sabemos até agora a respeito deste capítulo histórico.

Israel

Israel

Além disso, há um espaço criado exclusivamente para homenagear os não-judeus que salvaram Judeus durante o período do Holocausto, com risco das próprias vidas. Estas homenagens são em formas de árvores que foram plantadas para homenagear estas pessoas.

Israel

Israel

Israel

No segundo dia fomos para a Vila de  Ein Karem (que significa Fonte do Vinhedo) e visitamos as Igrejas da Visitação e de São Batista. Ein Karem que fica a 7kms da cidade velha  tem um significado especial por ser a cidade natal de Zacarias e Isabel, os pais de João Batista, e o local da Visitação, onde Maria, a mãe de Jesus visitou a sua prima Isabel antes do nascimento de João.

Logo após a visita do Anjo Gabriel, a Bíblia nos conta que: “Maria partiu para uma região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia!”.

Israel

Israel

Chegando em Ein Karen é possível imaginar o que a mãe de Jesus passou para ir ao encontro da prima.

Em homenagem ao encontro das duas primas, duas Igrejas foram erguidas em uma das partes mais altas de Ein Karen. Uma delas dedicada à Nossa Senhora.  Sob ela fica a Igreja da Visitação, dedicada ao encontro de Maria com Isabel.  No vilarejo, ainda é possível ver a fonte, onde provavelmente Maria e Isabel se encontraram. Hoje, chamada de Fonte da Virgem. Ein Karen também abriga o Santuário de São João Batista, a igreja dedicada ao nascimento do precursor de Jesus. Vários detalhes lembram a história do profeta que preparou os caminhos do Senhor.

O post segue na Parte 2 porque é muito extenso.  Há muita coisa a contar sobre Jerusalém Terra Santa. E eu adorei fazer um turismo histórico e religioso no lugar mais sagrado do mundo.

Você também pode gostar:

4 comentários

Comentário

Adorei teu relato e tuas fotos Neísa! Lugar realmente incrível, cheio de história. Deve ter sido uma viagem emocionante. Obrigada por compartilhar. Beijos e bom retorno

Comentário

Oi Rô, que bom que gostou. Foi sim uma viagem que rendeu muitas emoções. Beijos!

Comentário

Janeisa que lugares lindos ! Deve ser realmente emocionante o astral destes lugares! Vivendo e aprendendo contigo! Obrigada amiga por compartilhar tuas experiências e conhecimentos! Bjs querida. 😘😘😘

Comentário

Oi Lays, obrigada a voc6e pela visita e prestígio. Grande beijo querida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook