Minhas dicas sobre Istambul é um pequeno relato de minha viagem. Chegamos a esta linda e enorme cidade num fim de tarde em pleno mês de julho com um calor de 34 graus. Minha curiosidade era grande. Visitar um lugar místico entre o oriente e o ocidente, a capital do Império Romano do Oriente, famosa desde a antiguidade. Foi aqui que Constantino adotou o Cristianismo e toda esta região se tornou o berço da religião católica romana.

Mais tarde o mistério continuou após a invasão dos Otomanos no século XV. No principio do séc XX, aqui chegavam celebridades como Agatha Christie no Expresso do Oriente. Minhas dicas sobre Istambul é meu diário de viagem, onde conto minhas visões e impressões.

L1000062

Dicas-sobre-istambul

A expectativa para conhecer a cidade era  enorme, mas ninguém nos anunciou uma cidade de 15 milhões de habitantes.  Uma verdadeira babel de trânsito, barulho, turistas de todas as nacionalidades. Mais um símbolo caótico do mundo moderno superpovoado que vai fazendo desaparecer o romantismo de outras eras. De vez em quando, era como se  estivéssemos em São Paulo.

Não fosse o mar de minaretes, o azul do Bósforo, que divide a Ásia da Europa e o Chifre de Ouro, braço de mar que separa os bairros históricos da nova cidade a norte. Fizemos um mini cruzeiro no Bósforo (obrigatório para quem vai à cidade pela primeira vez).  Passamos pelo famoso mercado das especiarias, um mosaico de cor e aroma quase tão grande como o famoso Grande Bazar.

Dicas-sobre-istambul

dicas-sobre-istambul

Grande Bazar

O Grande Bazar é o maior e mais antigo do mundo. São mais de 60 ruas, com mais de 5 mil lojas.  Atrai milhares de visitantes  e milhares de turistas o dia inteiro. Confesso a vocês que eu não tive muita paciência. Tudo é muito repetitivo, é uma loja ao lado da outra. Praticamente com as mesmas coisas. E um festival de  tapetes, joias, quinquilharias, bolsas “fakes”, olho turco e olho grego. Luminárias coloridas, louças em cerâmicas, roupas, lembrancinhas, especiarias, pashimimas, etc. Além de toda esta parafernália, há casas de câmbio, cafés, restaurantes típicos e até delegacia entre tantas outras coisas.

É muito irritante a mania de negociar dos comerciantes turco.  A maneira como eles abordam, eles abusam muito e aproveitam e tocam na gente. A maioria sabe falar português. Eles têm muita facilidade para línguas. Quem gosta desta muvuca toda vai adorar, mas eu não tenho paciência. Em todos os corredores você encontrará o café turco que é muito forte e o chá que todos os vendedores oferecem quando se entra em alguma loja.  É a chamada “isca” para se ficar mais tempo dentro do estabelecimento e eles te convencerem a comprar.

Bazar das Especiarias ou Mercado Egípcio

Mais um bazar, só que bem menor e de apenas especiarias. Também é conhecido por Mercado Egípcio. Eu gostei bastante, porque os aromas são bem exóticos. As cores são lindas e  todas as espécies de temperos e sementes você encontra lá. São dois corredores e cem lojas. Vale à pena a visita. Este eu gostei bastante e adorei o chá de maçã.

dicas-sobre-istambul

dicas-sobre-istambul

Palácio Topkapi

dicas-sobre-istambul

dicas-sobre-istambul

dicas-sobre-turquia

dicas-sobre-turquia

Maquete do Palácio

No primeiro dia com o nosso primeiro guia que se chamava Ali, fizemos um verdadeiro rali.  Conhecemos a Hagia Sofia, antiga catedral ortodoxa e mesquita, hoje museu. Conhecemos  a Mesquita Azul, nossa primeira entrada de pés descalços num templo muçulmano.

Fomos no espetacular palácio Topkapi do Sultão conquistador Mehmed.  Que nos fascinou pela sua simplicidade aparente, o misticismo do Harém, os tesouros dos Otomanos e as relíquias do Islão.  Com destaque para as barbas do profeta Maomé e uma relíquia de São João Baptista. É um complexo de 71 hectares erguido numa ponta do Bósforo. Foi a residência  de 25 sultões que governaram o vasto Império Otomano. Inclusive o harém foi o mais famoso do mundo.

Basílica Santa Sofia

Dicas-sobre-istambul

Basílica de Sta. Sofia

A Igreja de Santa Sofia ou Hagia Sofia (o nome em grego significa: santa sabedoria)  é convidativa para  se entrar para sair do sol implacável. Ela foi construída no ano 532. Sua beleza é comovente. É um dos maiores espaços fechados do mundo e a mais extraordinária estrutura remanescente do final da Antiguidade.

Por quase mil anos foi considerada a maior igreja católica do mundo. Porém com a tomada de Constantinopla, foi convertida para Mesquita.  Desde 1931, vem funcionando como museu. É impressionate os detalhes dos mosaicos em estilo Bizantino, eles retratam Jesus, Maria e outros santos.

dicas-sobre-istambul

Basílica Sta. Sofia

dicas-sobre-istambul

Basílica de Sta. Sofia

Mesquita Azul

Tem este nome por causa dos azulejos pintados à mão, são cerca de 20 mil.  Foi construída entre 1606 e 1616. Não se pode entrar com os ombros à mostra. Eles oferecem uma espécie de xale para a gente vistir. Há muitos lava-pés no lado de fora que é para os homens se lavarem. É como um ato de purificação que eles fazem antes das orações.

Durante 5 momentos no dia, fazem-se as orações. São elas: Oração do Alvorada, do meio Dia, da Tarde, do Crepúsculo e do início da noite.  Para se chegar até a mesquita se atravessa a Praça Sultahnamet. Inclusive o nome original da mesquita era Mesquita Sultahnamet. Um fato curioso é que ela é a única mesquita de Istambul que tem 6 minaretes. A sua saída  dá em frente da Praça do Hipódromo.

dicas-sobre-istambul

Mesquita Azul

dicas-sobre-istambul

Mesquita Azul

dicas-sobre-istambul

Palácio Dolmabahce

dicas-sobre-turquia

dicas-sobre-turquia

dicas-sobre-turquia

Foi o último endereço do Presidente Ataturk (primeiro presidente da Turquia). É muito bacana atravessar a ponte Gálata e visitar o bairro Beyoglu. O Palácio Dolmabahce fica no estreito do Bósforo, no lado europeu de Istambul. A arquitetura do palácio é muito lind,  Seu exterior ostenta toda a riqueza do Império Otomano. Este palácio foi encomendado pelo Sultão Abdülmecit em 1842. Ficou pronto depois de 12 anos. Seus aposentos contam com 285 quartos, 43 salas e a fachada vai até às margens do estreito de Bósforo.

Praça Taksim e Avenida Istklal

dicas-sobre-turquia

dicas-sobre-turquia

Esta praça é um importante ponto central onde se encontra várias linhas de transporte público. E é nela que se inicia a  avenida  Istklal, que é uma rua para pedestre. É um imenso calçadão com mais de 1,5km de estensão com muitas lojas e muitas carrocinhas que vendem castanhas assadas. É um ótimo passeio para o final de tarde, pois há muitas lojas, bares, cafés e restaurantes. No final você chega a Torre Gálata

Shoppings

dicas-sobre-istambul

Kanyon Shopping – Bairro de Nisantasi

dicas-sobre-istambul

dicas-sobre-istambul

Os dias seguintes foram gastos na Istambul moderna.  Também surpreendente para quem espera uma velha cidade histórica. Bairros modernos, shoppings cheios de gente jovem e muito ocidental. É interessante constatar que esta república muçulmana junta os símbolos mais tradicionais do islamismo com os estereótipos da moderna civilização ocidental.

Pra quem gosta de moda, Istambul oferece de tudo e mais um pouco. Os melhores shoppings que já fui na vida estão lá. O mais maravilhoso de todos é o Istinye Park

dicas-sobre-istambul

Shopping Istinye Park

dicas-sobre-istambul

No Instynie há uma área externa com lojas de luxo e alguns restaurantes muito bacanas.

Adorei conhecer Istambul e voltaria outra vez a esta cidade se eu tivesse oportunidade. Espero que vocês aproveitem minhas dicas sobre Istambul!

Quem já foi? O que vocês gostaram?

Super beijo!

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook