Você já pensou na aposentadoria?  Quando você pensa na palavra “aposentadoria”, que imagens vêm à sua mente? Se a gente acreditar nos filmes, a aposentadoria é um momento de relaxamento e lazer. É a nossa recompensa por uma vida de trabalho duro. É um tempo para nós.  Porém, o conceito de aposentadoria, em um sentido literal, é um  tanto irrealista e pouco saudável. Será que este conceito de aposentadoria ajuda mais do que prejudica?

Em primeiro lugar, com exceção de umas poucas afortunadas, a nossa geração não pode se dar ao luxo de viver confortavelemente por mais 30 anos.  Contando que se irá aposentar-se aos 65 e viver até aos 95. Depois da medida que o governo impôs esta semana então, nem se fala. Iremos nos aposentar lá pelos 70.

Em segundo lugar, contrariamente aos muitos mitos sobre envelhecimento, a maioria de nós não vai se contentar em ficar tranquilamente vendo o pôr do sol. Queremos ser útil, feliz e comprometida com o mundo.

voce-ja-pensou-na-aposentadoria

Precisamos de uma nova maneira de pensar sobre a aposentadoria. Que incentive as pessoas a começar a construir habilidades e sistemas que lhes permitam ganhar dinheiro extra durante o tempo que elas precisarem.

Para se viver uma aposentadoria feliz é preciso se preparar para ela. Para algumas mulheres, o ato de se aposentar se dará dentro de alguns anos, para outras já logo em breve. No entanto, é muito útil se preparar e  fazer um planejamento financeiro.  Porque assim se terá algum tempo para implementar e ajustar o que for preciso. O importante é começar o quanto antes porque  a aposentadoria é inevitável e não se tem como  fugir desta realidade. Uma vez li algo sobre poupar que dizia que é como correr.  Se começa devagar e timidamente  e aos poucos se ganha experiência e então não se quer mais deixar de correr.

Quando se fala em preparo para se aposentar, se pensa apenas em preparo financeiro. No entanto, existem outros fatores a se levar em consideração como a tranquilidade emocional e novos desafios intelectuais.

voce-ja-pensou-na-aposentadoria

Nossas idéias sobre o fato de se aposentar têm sido moldada ao longo de muitas décadas em programas de TV, revistas e filmes.  Conversas com nossos amigos e também por  nossas próprias fantasias. A maioria das mulheres, tendo trabalhado a maior parte de suas vidas, quando se aposentam também enfrentam uma crise em torno dos 6o anos. São os filhos que já saíram de casa, o próprio preocesso do envelhecimento, fatores sociais que davam sentido à vida deixam de estar na nova rotina.

A grande maioria não  consegue antever a fase da aposentadoria como uma oportunidade de explorar novas paixões como um esporte novo ou um trabalho voluntário ou outra atividade prazerosa. Encontrar novamente algo novo para dar um outro sentido à existência é o próximo desafo.

voce-ja-pensou-na-aposentadoria

Em vez de se retirar da sociedade, vamos nos  envolver em causas que são importantes para nós.

Em vez de aceitar a invisibilidade, vamos fazer ouvir as nossas vozes.

Em vez de relaxar em frente à TV, vamos aproveitar mais a natureza.

Em vez de aceitar as limitações físicas que vêm com a idade, vamos superá-las com novos exercícios.

Em vez de se aposentar, em um sentido tradicional, vamos nos ocupar com outras atividades que antes não tínhamos tempo para nos dedicar. O importante é começar a pensar na aposentadoria e o que fazer quando ela acontecer.

Você cocorda ou discorda de que é hora de repensar a aposentadoria? Você está preparada para esta nova etapa de sua vida? Por favor deixe sua opinião nos comentários.

Um grande beijo!

Você também pode gostar:

4 comentários

Comentário

Excelente texto Janeisa! A aposentadoria pode ser uma faca de dois gumes sim! Precisamos nos preparar física, financeiramente e emocionalmente para esta etapa da vida!

Comentário

Oi Rô, obrigada amiga! Temos sim que nos preparar para esta fase. Achei o assunto bem a ver a com a temática do blog. Bjs

Comentário

Neisa, com certeza, podemos transformar nossa aposentadoria em uma coisa muito prazeirosa , primeiro a sensação de liberdade de ir e vir. Depois, colocar em pratica, tudo que sempre pensamos em fazer e não tínhamos tempo, hoje em dia existem muitas possibilidade para grupos de terceira idade. Mas eu como sou muito independente, procuraria coisas bem diferentes para fazer.. tipo cursos de arte, viagens diferentes, tipo mochilao mesmo, sem destino, cursos diversos tipo, linguas, gastronomia, em paises diferentes e procurar ficar em casa de família, viajar com netos, o importante é não ficar parada..

Comentário

É isso aí Cris, o melhor de tudo é aproveitar o tempo e preenche-lo com sabedoria e coisas que sempre tvemos vontade de fazer e antes o tempo não permitia. Tomara que tenhamos saúde e dinheiro para fazer tudo que der na telha. beijos amiga!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook