Você já ouviu falar em “menocore”? Então o que é Menocore?  O termo normcore. “Norm” de norma e “core” de centro. “Meia-idade… Menopausa… Menocore??”. Perceberam o trocadilho?  É um movimento que abraça o conforto e o aconchego  e que presta homenagem a uma faixa etária de mulheres que já estão na menopausa. O que torna este movimento interessante é que é uma tendência que a gente segue já faz tempo sem perceber. É o  vestir-se de forma simples, sem pretensões,  de uma forma “normal”.  Um estilo com peças simples, como uns jeans com um suéter, uma saia com um casaquinho de malha, uma calça cáqui com mocassim. e/ou um vestido.

É uma escolha de vida e o segredo é a simplicidade. Sabe aquelas roupas confortáveis que escondemos das mídias sociais e usamos só dentro de casa? Isso é menocore: peças confortáveis, fluídas e que não apertam. Já falei aqui sobre o conceito de felicidade dos dinamarqueses que é o “hygge”, pois este conceito de hygee e menocore se complementam. Ambos são aconchegantes.

voce-ja-ouviu-falar-de-menocore

Diane Keaton 

voce-ja-ouviu-falar-de-menocore

voce-ja-ouviu-falar-de-menocore

Leandra Medine

É uma tendência de moda  que as pessoas seguem sem perceber. A inspiração surgiu quando Leandra Medine, 28 anos (sempre ela lançando tendências) do blog  “Man Reppeler” examinou seu armário e decidiu lançar o “menocore” como uma história de estilo. Ela percebeu que looks inspirados na estética da mulher de meia idade com muito linho, pequenos óculos de aros, chapéu de palha, malhas acolhedoras e tudo muito fluído eram  os looks que mais bombavam em seu Instagram. E que muitas pessoas estavam seguindo e entrando sem perceber nesta “vibe” estética.

voce-ja-ouviu-falar-de-menocore

Lauren Hutton, 1980 (Filme”Gigolô Americano)

voce-ja-ouviu-falar-de-menocore

Lauren Hutton, 73 anos

Já surgiram “it-girls” que estão muito longe da menopausa e que viraram fãs deste estilo. São elas: a americana Olivia Palermo, a francesa Jeanne Damas e a inglesa Alexa Chung.

Leandra vibrou e pensou nas mulheres de 50 anos com looks confortáveis e que não ficam preocupadas com o que as outras pessoas pensam. “Isso é  o novo “normcore”, então criei o “menocore” e comecei a vê-lo em todos os lugares” . E a sua pasta de seguidoras no Instagram era a prova viva da tendência. O menocore não está vinculado a um designer específico ou a uma marca particular. Ao contrário, não tem nenhum uniforme óbvio, nenhuma fórmula. No entanto, existem algumas peças: peças muito neutras e confortáveis com mangas soltas e bainhas mais curtas e largas. E quem propaga melhor essa tendência é  o estilo de Whoopi Goldberg, Diane Keaton e Lauren Hutton. Elas usam e sempre usaram calças  cargo cáqui, suéteres de cashmere e muito roupa de linho na cor bege.

Peças essenciais para investir: casaco de malha, mocassins, vestidos, óculos de aro e bolsa de plástico ( as jelly bags que são a nova obsessão das fashionistas).

voce-ja-ouviu-falar-de-menocore

voce-ja-ouviu-falar-de-menocore

Leandra conta que o que mais gosta nesta tendência é a homenagem a uma faixa etária que é frequentemente ignorada pela indústria da moda. Mulheres estas que são de meia idade, com mais de 55 anos e que confiam em seu próprio estilo. Sem ter necessidade de usar roupas justas para dar ênfase ao corpo. Elas sentem-se seguras e confiantes.  “Nossa atenção à juventude sempre foi muito forte e graças a ícones como Iris Apfel e blogs como o “Avanced Style” o menocore está finalmente dando-lhes o foco que elas merecem”.

Se você já ouviu falar em menocore,  ótimo. Se não, lembre-se menocore = menopausa. É a moda que mulheres pós-menopausa usam e que se tornou tendência. Será que está tendência vai pegar?

Vida longa ao menocore!

Grande beijo!

Você também pode gostar:

2 comentários

Comentário

Acho q não só as mulheres mais maduras. Estilo e clássico nao importam a idade. Bjooo

Comentário

É verdade Mari idade e estilo andam de mãos dadas ao longo da vida. Agora gostei desta nova proposta mais simplista, só não sei se vou colocar em prática. Sou mais “perua”beijos querida e obrigada pela visita!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook