O que você prefere óculos ou lentes de contato? Muito antes de Hebert Viana do Paralamas do Sucesso emplacar com o hit “Óculos” eu já usava lentes de contato. Lembram da música..”se as meninas do Leblon não olham mais para mim…Eu uso óculos…E volta e meia eu entro no meu carro pela contramão…Eu tô sem óculos…Se eu tô alegre eu ponho os óculos e vejo tudo bem…Mas se eu tô triste eu tiro os óculos e não vejo ninguém…Porque você não olha para mim?… Me diz o que eu tenho de mal…oi, oi, oi”…

Cada vez que eu escutava ele cantar me dava uma pena dele. Imaginem o “bullying “que ele sofria na época. Puxa vida, um cara lindo e talentoso. Chegou ao ponto de fazer uma música pra cantar sua tristeza por ter que usar óculos? Porque ele não colocava lentes de contato?

óculos-ou-lentes-de-contato

Acredito que dentre as minhas amigas, eu fui pioneira no uso de lentes de contato dura. Dos 10 aos 12 anos usei óculos para miopia e astigmatismo. Minha irmã mais velha já usava lente de contato.  Quando eu fiz 12 anos ela sugeriu aos meus pais que me levassem ao oftalmologista para colocar lentes em vez de óculos.

E assim foi feito. Foi um dos dias mais felizes de minha vida. Eu finalmente terminaria com aquele apelido de “quatro olhos”. E poderia começar a viver minha adolescência de nariz empinado. E com meu rosto livre daqueles aros pesados dos óculos.

óculos-ou-lentes-de-contato

Gente estávamos no ano de 1972….Pouca coisa havia em Porto Alegre sobre lentes de contato. A ótica que me atendia na época chamava-se Pupilente e ficava na  Rua da Praia. Bem na subida quase na altura da Rua Sr. Dos Passos. Não havia liquido de limpeza para vender nas farmácias.  Todos os meses eu tinha que ir até lá pegar o “xampu das lentes”. Quando me transporto para aquela época, penso o quão minha irmã e meus pais eram vanguardistas. Obrigada minha irmã, obrigada minha mãe!

O tipo de lente que eu usava era e é  “dura”. Porque devido ao alto grau de astigmatismo não podia fazer uso das lentes gelatinosas. A adaptação para uma lente dura daquela época, não era fácil. No início dos anos 70, as lentes de contato mais pareciam um fundo de garrafa de tão grossas que eram. E eu as sentia dentro do olho e a sensação era como ter um caminhão de areia. Quando eu piscava a lente se mexia e eu as sentia. Porque conforme a maneira de piscar, ela pulava fora do olho. E para encontrá-la era a mesma coisa que procurar agulha em palheiro. O segredo pra piscar era primeiro olhar para baixo e depois piscar. Não era um ato natural, era preciso pensar antes de piscar.

óculos-ou-lentes-de-contato

E não pensem vocês que eu as usava só por um período do dia. Não! A primeira coisa que fazia ao acordar (como faço até hoje), depois da higiene de escovar os dentes, era colocar as lentes. E ficava e fico até a hora de dormir. Nunca mais neste período eu usei óculos. Só uso óculos de sol, que adoro e tenho uma coleção.

As lentes de hoje são bem leves e finas. São gás-permeáveis e são de silicone-hidrogel. Esta tecnologia toda começou a se desenvolver no final dos anos 80. Então vejam bem como minha vaidade falou mais alta. Eu encarei uma adaptação terrível por mais de um ano. Com olhos vermelhos, irritados, doídos e sem falar que perdi a conta de quantas lentes eu perdi. E o pior de tudo, eram caras pra caramba. Meu pai era um homem tranquilo e não ficava bravo comigo. Paciência, ele tinha que pagar para eu conseguir enxergar. Porque caso contrário morria atropelada na primeira esquina.  Porque meu grau era 8 de miopia e nem sei quantos graus de astigmatimos.  Muitos com certeza, ao ponto de não permitirem o uso das lentes gelatinosas que não tinham estes problemas todos, ou seja, não enxergava nem minha sombra.

No ano de 2000 fiz a cirurgia e fiquei até 2005 sem lentes de contato e sem óculos. Porém, a partir de 2005 fui obrigada a voltar a usar lente. Porque a miopia e o astigmatismo voltaram um pouco e hoje uso uma só no olho direito. É o procedimento que se chama “monovisão” que significa que com o olho sem lente eu enxergo de perto e o olho com lente eu enxergo de longe.

óculos-ou-lentes-de-contato

Com certeza, minha autodisciplina vem desta época. Feliz é a pessoa que se hoje precisar e optar por lentes de contato irá encontrar uma nova geração de lentes contínuas com muito conforto e preços acessíveis.

E vocês usam óculos ou lentes de contato? Quem usa lente como eu conta como foi a adaptação?

Deixem suas opiniões nos comentários para ajudar outras leitoras. Lembrando que o blog é para ajudarmos umas as outras. Conto com vocês.

Super beijo!

Você também pode gostar:

8 comentários

Comentário

Oi Janeisa,
Tenho astigmatismo, mas leve. Hj já uso óculos de leitura, mas meu grau é baixo. Uma amiga fez cirurgia para vista cansada e deu super certo. Tenho vontade de fazer, mas ainda não tenho grau para tanto.
Bjs

Comentário

Oi Betty, sorte sua ter só astigmatismo leve. Como eu contei no post, sou ceguina desde os 12 anos. Beijos!

Comentário

Sabe até que vejo óculos com um charme. Hoje são infinitas possibilidades de estilos. Fica até difícil te um só. Uso óculos a pelo menos 20 anos e sinto prazer em escolher um modelo novo. Abraço!!!

Comentário

Oi Angela, legal você se adaptar e gostar de usar óculos. Pra mim, como disse no post, só gosto de óculos de sol. Beijos e obrigada ela visita e comentário.

Comentário

Estou com 67 e sei óculos dos 9 aos 16 depois não prescisei mais. Nos 40 comecei a usar para perto e dai era proprietária de uma ótica então tinha vários. Mais ou menos há uns 5 anos o médico me receitou óculos para perto e longe mas como o grau de longe era pouco a bolsa que usava kkkk. Mas quando ia às compras tinha que usar. Agora desde o ano passado comecei a usar permanente e estou gostando pois escolhi duas armações e vou trocando assim como meus oculos de sol tenho vários com grau. E acho que já vou comprar mais um pois acho estiloso.

Comentário

Oi Scheila, ainda bem que hoje as possibilidades de escolhas de modelos de óculos são muito variadas. Dá pra trocar todos os dias e cada um mais estiloso e lindo que o outro. beijos!

Comentário

olá,
Tudo bem ?

Gostaria da ilustre oportunidade de te apresentar a coleção
de óculos THAEME , vocalista da dupla THAEME E THIAGO .
A nossa empresa tem uma forma super diferenciada de trabalho
onde você pode testar os nossos produtos na sua ótica
sem compromisso de compra e sem custos.
Todos os nossos produtos contam uma história única inspirado
na amazonas com solares todos polarizados e materiais de apoio
as vendas que está um espetaculo.
Para qual endereço podemos esta enviando o kit de teste ?

http://grupoys.com.br/ebook/vantagem-para-sua-otica/

Comentário

Olá Kézia, por favor enviem email para [email protected] Obrigada

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook