A difícil tarefa para perder peso depois dos 50 pode parecer impossível, mas não é. Alterações hormonais, stress e o processo de envelhecimento, tudo colabora contra a gente. Sempre queremos perder uns quilinhos e sabemos que não é tão fácil assim, mas é possível. É preciso força de vontade e algumas mudanças de hábitos.

A Difícil Tarefa Para Perder Peso Depois dos 50

Enquanto os 50 podem ser os novos 40, existem algumas verdades fisiológicas que irão nos lembrar de nossa verdadeira idade, especiamente quando se trata de perder peso.  Muitos motivos dificultam esta tarefa. Porém, há estratégias  que podem nos ajudar, e o importante é saber como funciona nosso corpo e nosso organismo e quais mudanças precisamos fazer a longo prazo.

1 – Metabolismo

A taxa metabólica diminui, assim  como a massa magra. Isto significa que o nosso organismo queima menos caloria do que costumava queimar antes.  As mulheres queixam-se dessa dificuldade de o metabolismo ficar lento, principalmente quando entram no período da pré-menopausa. A menopausa  e aumento de peso andam de mãos dadas.  Graças a uma combinação de fatores que inclui a diminuição do estrogênio.

2 – Mudanças Hormonais

A Difícil Tarefa Para Perder Peso Depois dos 50

As mudanças hormonais nos levam a comer mais. A redução da massa magra dificulta a perda de peso. Porque com menos músculos, queimamos menos calorias e o nosso organismo retém mais gordura. Depois dos 50, temos menos 20% de massa muscular do que quando tínhamos aos 20 anos. E então os quilos vão aumentando lentamente.  Em cada aniversário celebrado, além dos presentes que recebemos,  ganhamos também mais uns quilinhos.

3 – Estilo de Vida

Diante dessas alterações, é muito importante uma mudança de estilo de vida. Porque após os 50 anos, não podemos continuar com os mesmos hábitos que tínhamos aos 40.

Ficar alerta e procurar ajuda com uma nutricionista e estabelecer uma rotina com exercícios físicos, são as alternativas mais eficazes. Não dá para continuar comendo aos 50 e fazer exercícios como se tívessemos 80. É preciso encontrar o equilíbrio de consumo de energia e gasto calórico.

4 – Hábitos Alimentares

A Difícil Tarefa Para Perder Peso Depois dos 50

Nunca é tarde demais para mudar os hábitos alimentares . O açúcar é o culpado no ganho de peso em qualquer idade. Especialmente quando o nosso metabolismo diminui. O sal é outro vilão   porque retém líquidos. Um fator a levar em consideração é que não devemos construir nossa vida social só em torno da comida. Em vez de só  marcar encontros com amigos em restaurantes, que tal atividades culturais, como cinema, exposições, teatros? Opções é que não faltam. Claro, que podemos e devemos ir a à restaurantes, mas precisamos ter a noção de não cair na armadilha do couvert, fazer trocas saudáveis dos carboidratos por proteínas, das frituras por grelhados, e etc. Por isso a importância de um acompanhamento nutricional para nos orientar.

5 – Sedentarismo

A Difícil Tarefa Para Perder Peso Depois dos 50

Pra quem tem hábitos sedentários, qualquer pequena mudança já vai  ajudar queimar caloria  e vai trazer resultados na perda de peso. Busque alguma atividade física que você goste de fazer. Caminhadas, andar de bicicleta, aulas de aeróbica, etc…por pelo menos 30 minutos diários, mas 5 dias na semana. Sessenta minutos  de exercício aeróbico produzem maiores perdas para nós mulheres  que já passamos dos 50. Para tonificar os músculos , o melhor é fazer treino funcional que trabalha muito com o peso do próprio corpo ou musculação com  treinamento de força e pequenos pesos. Mas lembre-se, consulte os profissionais indicados para receber orientação do que é melhor.

O controle de peso após os 50 é apenas um desafio. Perder peso depois dos 50 é possível!

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Washington concluiu que quem se exercita regularmente, evita com o passar dos anos aquele ganho de peso progressivo que aumenta conforme vamos envelhecendo.

A difícil tarefa de eprder peso aos 50 nem sempre é tão difícil assim, é preciso foc e disciplina.

Lembrando que é importante o feedback de vocês para que eu possa sempre trazer assuntos que interessem a todas.

Um beijo e muito obrigada!

Você também pode gostar:

4 comentários

Comentário

Ainda não estou nos 50, mas já sinto uma certa dificuldade em perder peso
bjs

Comentário

Oi Carol, legal esta parceria. Sei que vc. é bem mais nova e se interessa pelo blog, assim como eu me interesso pelo Alfinetes de Morango. Isso é que é legal na blogosfera . Beijos!

Comentário

Manter o peso depois dos 50 é um luta diária, mas não devemos desistir. Eu tenho como meta: sempre tentar mudar um pequeno hábito por ano. Parece pouco, mas se torna uma evolução constante. Bjs

Comentário

Méri, muito bom esta dica, alterar pequenas coisas, às vezes é mais fácil do que se pensa e os resultados trazem muita motivação. beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook