Minha experiência com lentes de contato. Eu uso lentes de contato desde meus 12 anos de idade. Naquela época, …a long time ago…a tecnologia da lentes de contato era muito precária. A primeira lente de contato da história foi feita com vidro e plástico. Acho que naquela altura, as minhas ainda eram feitas de vidro e plástico, porque eram pré-históricas.  Mas eu fui e sou guerreira e coloquei meu óculos fora e me desafiei, que eu e as lentes de contato a partir daquela data seríamos melhores amigas. E não é que que nos tornamos? Graças a Deus fui paciente, tive sorte e me  adaptei. Leia o post que já escrevi aqui no blog  “Óculos ou Lentes de Contato”? 

minha-experiencia-com-lentes-de-contato

As lentes rígidas  não ofereciam este conforto que temos hoje. Não foi fácil a minha adaptação. Meu problema nos olhos é miopia com astigmatismo e meu grau desde sempre foi muito alto. E por ter o grau de astigmatismo muito elevado, eu não podia usar lentes gelatinosas. Porque a espessura da lente rígida proporciona maiores graus de correção. O mesmo acontece com pacientes que possuem alto grau de hipermetropia e  ceratocone (doença que se manifesta na parte anterior da córnea, que sofre uma protusão e ganha o formato de um cone).

Ultrapassei o período de lacrimejamento, de  ter a sensação de cisco e poeira nos olhos, de estar com os olhos sempre vermelhos como se estivesse com conjuntivite. Sou uma vencedora, afinal eu tinha só 12 anos. Lembro de muitas vezes sair de casa com os olhos inchados e piscar e sentir um cômoro de areia em cada córnea. Mas a vontade de me livrar dos óculos era mais forte que tudo. Uma pré-adolescente ser chamada de quatro-olhos, era e é muito bullying para uma menina só. Então o desconforto precisava ser enfrentado. Porque era um desconforto com a bandeirinha da vitória na linha de chegada depois do período de adaptação.

minha-experiencia-com-lentes-de-contato

As lentes gelatinosas são  mais confortáveis  porque proporcionam maior facilidade de adaptação no globo ocular por ter a espessura mais fina.  E elas também funcionam somente para correção de problemas de visão de graus menores. É indicada para aquelas pessoas que querem se livrar dos óculos em ocasiões especiais, como por exemplo um evento especial de alguma festa. Já a lente rígida que era e é a que sempre usei, tem a espessura ligeiramente mais grossa

Claro que com o passar dos anos as lentes foram ficando melhores e mais confortáveis. Atualmente, a lente de contato rígida é confeccionada com poliometilmetacrilato. Porém já há opções de fluorcarbonadas e as siliconadas que, por terem menor rigidez e permitir maior permeabilidade ao oxigênio. São indicadas para corrigir problemas visuais específicos. As marcas que comercializam lentes rígidas são: Acuvue, Bausch & Lomb, Clic e Lens Alert.

Com as lentes gelatinosas há lentes de descarte diário. Elas são muito práticas, higiênicas e não exigem qualquer tipo de manutenção.  Ao final do dia, após utilizá-las, você deverá descartá-las. Há também as de descarte programado que são as que se usa por um período de uma semana a um mês. De modo geral, esses tipos de lentes de contato podem ser utilizados em casos de astigmatismo até no máximo um grau. A partir desse grau,  esse tipo de lente não corrigirá completamente o problema ocular e ocasionará uma visão embaçada. É o que acontece comigo porque meu grau era 8 e depois que fiz a cirurgia em 2000 ficou um residual de 3, entre miopia e astigmatismo juntos.

Tanto as lentes rígidas quanto as gelatinosas oferecem vantagens e limitações de uso. Porém, a palavra de ordem  para todas é: higiene.

minha-experiencia-com-lentes-de-contato

minha-experiencia-com-lentes-de-contato

Algumas dicas para você que usa lentes de contato:

–  Evite nadar com lentes. Mar, areia, sol e cloro são a combinação perfeita para contaminar as suas lentes. 

–  Lave sempre as mãos antes de manuseá-las porque se não lavar aumenta o risco de aparecimento de alergias e infecções.

–  Se suas lentes não são descartáveis e não programadas para uso contínuo, não durma com elas. O risco de lesões oculares aumenta 6.5 veses para quem dorme com lentes, segundo a revista Ophthalmology.

–  Não reutilize o líquido de limpeza no estojo das lentes.

–  Não lave as lentes com água. O uso de água corrente aumenta o risco de contaminação por parasitas. Use líquidos desinfetantes próprios para as suas lentes.

–  Não use as lentes se estiver com os olhos irritados. A vermelhidão já é um indicativo de que há alguma coisa errada nos olhos.

– Visite seu oftalmologista com frequência porque ele é quem avaliará o formato e a curvatura do seu olho e indicará qual a lente ideal para o seu caso.

Você usa óculos ou lentes de contato? Se usa lente, conta nos comentários como foi sua adaptação com elas.

Beijos!

Se você gostou deste post compartilhe com uma amiga! Seu feedback é super importante para guiar a programação e o conteúdo do blog. Novas sugestões são sempre muito bem-vindas. Obrigada!

Você também pode gostar:

4 comentários

Comentário

amei o feedback, foi o primeiro que achei com uma experiência real sobre lente rígida! Tenho 18 anos e desde os 13 uso lente gelatinosa (meu grau é 7.5 de miopia e até ontem era 0.75 de astigmatismo). Hoje encomendei meu par de lente rígida e fiz o teste. Parece que eu tenho um tijolo no meu olho, não sei como as pessoas usam isso, mas era minha única opção já que meu grau de astigmatismo aumentou muito. Além do preço exorbitante (paguei 980 reais!!!!!!!!!!!!). Espero me acostumar logo, mas sinceramente não tenho muitas esperanças 🙁

Comentário

Não desista, é assim mesmo, mas depois você ir
a acostumar. Boa sorte!

Comentário

Olá, amei o artigo que você escreveu, muito bem escrito. Tenho usado lentes de contato rígidas há 42 anos, rsrs. Peguei o tempo das lentes de contato duras antigas. Não tive outra alternativa se não usar as lentes rígidas porque tenho altíssima miopia que foi aumentando e hoje uso 19 graus no olho direito e esquerdo, 15 graus, os dois com astigmatismo aproximadamentede de 2,75 graus. Tenho usado o tipo de lentes de contato fluorcarnonada ja por muito tempo, claro sempre fazendo novas rsrs e gostaria de saber se existe alguma outra ainda melhor, ou quais empresas
concorrentes tem esse ou outro tipo de lentes atualmente para o meu caso: alta miopia com astigmatismo (cerca de 2,75) para usar por tempo prolongado. Você teria essa informação?

Comentário

Oi Sylvia, não sei qual sua cidade. Eu moro em Porto Alegre e atualmente faço minhas lentes de contato na Clínica Visão, o telefone é 051 3337 0505, fale com Rose no setor de lentes de contato. Meu médico oftalmo é de lá e se chama Dr. Mason. Eles , com certeza, te darão esta resposta.
Beijo grande e super boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook