Lipo ou Abdominoplastia? Entenda as Diferenças e Em Que Casos São Recomendadas

Lipo ou Abdominoplastia? Entenda as Diferenças Entre os Dois Procedimentos. Conheça as principais diferenças entre os dois procedimentos e veja quais as principais indicações médicas.

A lipoaspiração e a abdominoplastia são dois procedimentos estéticos extremamente famosos. Por um lado, nós temos uma técnica capaz de remover gordura localizada, e no outro, nós temos uma cirurgia capaz de trazer o tônus do abdômen e a eliminação da flacidez.

O problema na escolha entre as duas cirurgias começa quando os resultados são observados. Para os olhos menos treinados e para as pessoas mais leigas, ambos os procedimentos apresentam resultados semelhantes. E é aqui onde a confusão começa.

Em primeiro momento, é preciso informar que a escolha entre a lipo e a abdominoplastia deve ser feita primeiramente pelo seu cirurgião plástico. E, em segundo lugar, saiba que em alguns casos é até mesmo realizado os dois procedimentos em conjunto.

Tudo depende do seu objetivo estético e principalmente de onde seu corpo se encontra. A única recomendação principal é que não são todas as pessoas que podem realizar essas duas cirurgias. Nós falaremos mais sobre isso a frente neste post.

Pronta para saber mais a respeito? Continue lendo este artigo até o final!

lipo-abdominolastia

Conhecendo a Lipoaspiração

lipoaspiraçãoé o procedimento médico que consiste na sucção da gordura localizada. Normalmente da região abdominal, mas pode ser realizada em outras áreas do corpo —, através de cânulas e um medicamento especializado (conhecido como solução de Klein).

Primeiro o cirurgião plástico faz uma análise da região do corpo em que a paciente deseja que seja modificado. Em seguida ele planeja onde serão realizadas as incisões e a aspiração do tecido adiposo.

Um dos pontos que deve ser mencionado é que a lipoaspiração não pode e nunca será um tratamento para emagrecimento. Ela é somente um procedimento estético pontual indicado para as mulheres que estão com pouco sobrepeso.

Isso acontece por questões de segurança indicadas pela própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que informa que o volume total de gordura não pode ultrapassar o limite máximo de 7% do peso total da paciente.

Essa medida existe para eliminar riscos que podem colocar em risco a vida da pessoa que se submete ao procedimento. 

A indicação sempre fica por conta das mulheres que apresentam uma distribuição irregular de gordura na região do abdômen (ou em outras localidades do corpo. E que estão próximas do peso ideal, que é onde a cirurgia apresenta seus melhores resultados.

Estar com a saúde em dia e não possuir doenças crônicas também são outros pré-requisitos do procedimento.

lipo

Entendendo mais sobre a Abdominoplastia

cirurgia de abdominoplastiatem como principal objetivo remover o excesso de pele da região do abdômen, em especial da área inferior. Após o procedimento, a flacidez é diminuída consideravelmente. Assim como as eventuais estrias que podem existir na parte inferior da parede abdominal.

Outro aspecto da abdominoplastia é o tônus muscular adquirido com a cirurgia. Uma vez que o médico especializado faz uma sutura nas paredes abdominais para trazer de volta a firmeza e o tônus muscular para região, dando o aspecto de barriga chapada.

Vale ressaltar que este procedimento pode ser realizado de três formas distintas. E diferente da lipoaspiração, ele apresenta uma grande incisão que normalmente deixa uma cicatriz aparente que costuma melhorar conforme o tempo.

A aparência da cicatriz dependerá da técnica do cirurgião e principalmente dos seus cuidados. Em alguns casos, a abdominoplastia também pode ser feita em conjunto com a lipoaspiração para que um resultado estético mais aparente seja alcançado.

A indicação para esta cirurgia normalmente fica para mulheres que tiveram mais de uma gravidez e que hoje apresentam diástase (separação) dos músculos abdominais. Pessoas que perderam muito peso e que apresentam flacidez na área abdominal também fazem parte do grupo de indicação.

Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica anteriormente também costumam fazer parte das pessoas que podem alcançar os maiores benefícios.

Qual das duas optar?

A princípio, a escolha da lipo e abdominoplastianão parte pelo interesse único da paciente, e sim de uma análise minuciosa feita pelo cirurgião plástico. Cada caso indica uma abordagem diferente. Mas, na maioria dos casos, a abdominoplastia é um procedimento menos comum e que necessita de indicação mais adequada.

A lipoaspiração tende a ser a escolha número um dos cirurgiões para quem deseja perder gordura abdominal localizada. E, em algumas situações, esta cirurgia plástica só é realizada mediante um planejamento de emagrecimento total.

Muito por conta dos resultados que podem não ser satisfatórios caso a cliente esteja em um sobrepeso significativo. Estar próximo do peso ideal e com boa forma física sempre será o mais indicado para quem busca o resultado característico das atrizes de cinema.

Por essa razão, a escolha do seu médico cirurgião plástico é essencial. Busque sempre por um profissional com experiência no mercado. E com boa reputação, especialmente se o seu objetivo ou desejo maior for a abdominoplastia, que tende a ser uma cirurgia mais complexa e mais invasiva.

Como é o pós-operatório das duas cirurgias?

A abdominoplastia costuma ter um período de recuperação maior. O período de repouso costuma durar mais do que a da lipoaspiração. E as recomendações também costumam ser mais limitantes.

Entretanto, ambas as cirurgias são semelhantes no quesito da utilização de uma vestimenta com malha compressora na região do abdômen. A drenagem linfática também é indicada para os dois procedimentos.

Com relação a limitação dos movimentos, a abdominoplastia é bem mais exigente. A paciente precisa evitar movimentos bruscos com o tronco e deve sempre permanecer em uma posição que não cause tensão abdominal.

Por fim, saiba que a lipoaspiração normalmente apresenta menos dor após a cirurgia e riscos menores. Apesar de tudo, não deixe de ouvir as recomendações do seu cirurgião para ter um período de recuperação adequado.

O descumprimento dessas recomendações pode causar problemas além do comprometimento dos resultados estéticos esperados. 

Esse foi o nosso post de hoje sobre a lipo e a abdominoplastia. Esperamos que você tenha entendido a diferença entre as duas cirurgias e que este conteúdo tenha te ajudado de alguma forma. Tem alguma coisa a dizer? Não deixe de comentar logo abaixo!

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook