Zagreb a Pequena Capital Croata

L1060596

L1060623

Chegamos em Zagreba pequena capital croata –  depois de algumas horas de vôo e todas as malas perdidas. Assim que constatamos que não tínhamos malas, fomos para o hotel. Escolhemos o Sheraton, bem localizado no centro da cidade. No outro dia, nada das malas, e no outro também. Elas só apareceram no terceiro dia, quando já estávamos de ida para Dubrovnick. Claro, que depois deste contratempo, tivemos que comprar itens básicos de primeira necessidade, assim como roupa íntima e camisetas. Porém, este episódio não nos intimidou e lá fomos nós conhecer a cidade.
zagreb-a-pequena-capital-croata
zagreb-a-pequena-capital-croata
Zagreb é a capital da Croácia.
Uma cidade bonitinha e, sobretudo, muito limpa.  Porém não se compara com as outras capitais europeias. Ela não tem aquele ar cosmopolita. Tem mais um ar de cidade do interior. Já sabíamos disso, porque pesquisamos no Google e a cidade oferece poucas opções do que fazer. Porém, não nos importamos com isso, porque ir à Croácia (um dos nossos destinos era também Dubrovnik e suas praias do Mar Adriático) e não conhecer a capital, estava fora de questão. Zagreb tornou-se capital da Croácia apenas em 1991,  porque nos tempos da Iugoslávia a capital era Belgrado.
zagreb-a-pequena-capital-croata
zagreb-a-pequena-capital-croata
A  melhor maneira de conhecer uma cidade é a pé. A gente pode aprender muito sobre os bairros e sobre suas atrações principais, tudo ao nosso ritmo.  É muito legal andar  em Zagreb porque é uma cidade plana, perfeita para caminhar ou andar de bicicleta. E se comparada a outras capitais europeias, Zagreb é uma cidade pequena.
O centro de Zagreb é dividido em duas partes:

Gornji Grad (Cidade Alta) onde se concentra as igrejas, jardins e monumentos históricos e Donji Grad (Cidade Baixa), se concentra  principalmente lojas, cafés, museus e parques.

zagreb-a-pequena-capital-croata
Há uma sequência de praças na cidade velha ,  que são um “must see” para os visitantes; cada quadra possui    características históricas e muitas atrações, o que torna a região um verdadeiro show para os turistas e locais.
Tudo gira em torno  da Praça Jelacica, que une a cidade velha (parte alta) com a cidade nova (parte baixa). Subindo em direção à parte alta, encontra-se o mercado Dolac que é uma explosão de cores e aromas com muitas barraquinhas de vendedores de milho assado (prato típico do país). Aliás, dizem que em Zagreb existe 29 mercados de rua. É impressionante, mas eles são parte integrante da cidade. Uma das características dos croatas é que eles amam café e em nenhum outro lugar eu vi tantos cafés como em Zagreb e, imagine, isso que eu não vi nenhum Starbuck.
zagreb-a-pequena-capital-croata
zagreb-a-pequena-capital-croata
No centro da cidade, o colorido dos cafés, bares e restaurantes com suas mesinhas nas ruas e guarda-sois é muito bacana.  No final de tarde, é ótimo de fazer um happy-hour e experimentar um “gemist” que é  uma mistura de vinho branco com água com gás. É uma delícia.
zagreb-a-pequena-capital-croata
Ao fundo da praça, vê-se a catedral de Santo Estevão, a mais importante de Zagreb – com sua arquitetura gótica, foi construída no século XI. Mais adiante, encontra-se a Rua Tkalciceva, repleta de várias esplanadas de cafés. Nas lojas de souvenires, encontra-se muitas canetas esferográficas e gravatas. Dizem que as duas foram inventadas lá em Zagreb.

Assim finalizo meu registro de Zagreb a pequena capital croata.  Nada melhor do que não perder a oportunidade conhecer lugares novos.

Um suber beijo!

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook