A antropóloga Mirian Goldberg lançou um livro muito interessante que se chama “Velho é Lindo”! São 9 artigos que falam sobre como envelhecer nos dias de hoje.

Fiquei curiosa sobre  o tema e fui ler a  resenha. Primeiro, encontrei um relato da própria autora que me chamou bastante à atenção. Não pelo conteúdo, que nem preciso dizer,  é maravilhoso. Mas pelo fato de o relato não ter nenhum comentário.  Aí fiz uma reflexão: ou as pessoas mais velhas não leram, ou então as mais jovens que leram nem sequer perderam o seu tempo em comentar um livro sobre uma velhice.  Que pensam estar tão longe do seus caminhos. Todos irão envelhecer.

como-envelhecer-nos-dias-de-hoje

Será que esta velhice está mesmo muito longe de seus caminhos? Eu lembro que até fazer meus 18 anos, o tempo parecia passar devagar. Depois que completei 25, num piscar de olhos me vi com 40. E depois, ao chegar aos 55, foi como se a cápsula do tempo tivesse acelerado com uma velocidade anormal que nem percebi.

Voltando ao livro de Mirian Goldberg.  Em seu relato, ela diz que “velho é a única categoria social que se pode incluir todo mundo. Porque velho todos somos hoje ou amanhã, e o jovem de hoje é o velho de amanhã”.  A escritora conta que esteve em um congresso internacional de moda e que em sua apresentação afirmou que o mercado continua representando os velhos dos séculos passados.  E não está enxergando os novos velhos que têm projetos de vida, amor, saúde, vida social, liberdade e beleza.

como-envelhecer-nos-dias-de-hoje

Miriam contou ainda que há mais de 40 anos pesquisa o comportamento feminino.  E que estas mulheres  afirmam ser ignorados pela indústria da moda, já que não encontram roupas adequadas para a sua idade. Ela deu um exemplo de uma professora que adora jeans, mas que não quer usar um igual ao de suas alunas, com cintura baixa e colado ao corpo.

As mulheres da pesquisa de Mirian disseram também que se sentem invisíveis.  E a dúvida é como se adequar à idade sem abrir mão de roupas bonitas? Estas demandas só mostram que o mercado está voltado para mulheres jovens e magras e exclui todas as outras. Depois de muitos questionamentos, Mirian encerra seu relato com o discurso de que “velho está na moda”, mais ainda, que “velho é lindo“.

MarietaSevero-Globo_divulgação

Mirian cita um trecho de uma entrevista feita com a atriz Marieta Severo sobre a passagem do tempo e a velhice, em que a atriz diz: “Vejo tanta gente preocupada em colocar botox na testa. Eu queria poder colocar botox no cérebro. Tenho verdadeiro pavor de perder a capacidade mental. É isso o que mais me assusta quando penso na velhice. Quero ser uma atriz velha com capacidade de decorar um texto, quero ser lúcida, na vida e na família”.

como-envelhecer-nos-dias-de-hoje

Ao ler este trecho da entrevista de Marieta Severo, não tive como não lembrar do filme “Para Sempre Alice”, em que Julianne Moore intrepreta a personagem Alice que com 50 anos  é diagnosticada com Alzheimer. Um tipo raro da doença para esta idade.

Para quem se interessa pelo assunto, pela ditadura da juventude, “Velho é Lindo”   propõe um novo olhar sobre como envelhecer nos dias de hoje.

Agora pessoal, preciso da ajuda de vocês. Vocês estão gostando deste tipo de conteúdo? Teria algum outro assunto que você gostariam de ler?  Qual é sua opinião sobre este tema?

Um beijo!

Você também pode gostar:

8 comentários

Comentário

Amiga Neisa!
Toda a minha admiração pela forma que se dedica.
Adoreeei… Tem tudo para ser bem sucedido.
Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏

Comentário

Amada futura musa, obrigada por este carinho tão motivador. Muitos beijos!

Comentário

Oi Janeisa,
Estou com LER no braço direito,mas não poderia deixar de vir aqui para parabenizar pelo blog. Está lindo e o post está sensacional.
Bjs

Comentário

Querida Betty, obrigada pelo esforço e carinho. Viste na sidebar que o o Gosto Disto está aqui? Assim que tudo se estabilizar e eu estiver mais tranquila com minha produção de conteúdo, voltarei às visitas em teu blog que tanto gosto e admiro. Um grande beijo!

Comentário

Texto perfeito! Gratidão pela leveza com que discorreu sobre o assunto!

Comentário

Oi Anete, obrigada por você ter vindo até aqui, lido o texto e comentado. Grata a você! Beijos!

Comentário

Oi Janeisa
Descobri teu site hoje e adorei. Gostei muito do assunto sobre envelhecer nos dias de hoje e confesso que tenho o mesmo pavor da Marieta Severo.
Obrigado pelo texto, leve e muito interessante

Comentário

Obrigada Iára pelo comentário carinhoso e que bom que o texto foi leve, porque envelhecer é bem pesado para muitos. Beijos e volte sempre!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook