atividades-fisicas-para-mulheres-acima-dos-50-anos

É ideal chegar antes dos 50 anos de idade com hábitos saudáveis e exercícios rotineiros. Mas, se esse não é o seu caso, o tempo não é um problema para começar a se exercitar.  E, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.

Há um caminhão de benefícios que as mulheres acima dos 50 anos sentem com atividades físicas regulares. Isso pode aliviar um pouco dos sintomas da menopausa, diminuir dor nas articulações, melhorar a qualidade do sonho e tantas outras vantagens.

Exercícios aeróbicos

Esse tipo de atividade é ideal para o corpo manter o bom fluxo de oxigênio para as células. Portanto, exercícios como caminhada, natação e dança são ótimas alternativas para tal. No entanto, não é necessário exagerar em nenhuma das atividades. A recomendação geral é que as sessões iniciais durem aproximadamente 20 minutos por sessão em quatro dias por semana.

Como principal benefício, esses exercícios são ideais para melhorar o sistema cardiovascular — o que afeta positivamente o coração e os pulmões.

Musculação

Nessa faixa etária é comum a perda de massa muscular.  E isso pode comprometer vários aspectos físicos. Com isso, aumentar a força e a resistência são essenciais para mulheres acima dos 50 anos. E a musculação é uma ótima atividade para tal. Ela também é ótima na prevenção da osteoporose, assim como reduz o risco de lesão na coluna.

São vários benefícios da musculação. Mas nunca se esqueça de começar com pouco peso e aumentar gradativamente. Qualquer atividade do tipo precisa ser acompanhada de um profissional da educação física.

Treinamento funcional

Como uma das atividades mais populares dos tempos modernos, o treinamento funcional ganhou destaque por sua simplicidade e efetividade. Esse tipo de exercício geralmente é bem puxado e queima muitas calorias.  E também pode ser adequado para mulheres acima dos 50 anos.

“Ele nada mais é do que um treino com propósito. Quer pedalar ou correr? O seu corpo será preparado para fazer isso. O funcional deixará ele na melhor forma para que alcance o objetivo, porque se as funções do corpo não estiverem boas, não funciona”, diz Gustavo Schlottfeldt Brandão, professor de educação física.

Os benefícios desse tipo de exercício vão impactar diretamente no equilíbrio e postura. “Ser capaz de atingir músculos específicos em exercícios dos treinamentos funcionais evitarão desequilíbrio na postura.  E, consequentemente diminuirão a dor em áreas como quadril, coluna e ombro”, diz Gavin Smith, preparador físico australiano.

Pilates

Uma atividade que reabilita e condiciona, o Pilates está em alta e sua popularidade não para de crescer. Esse tipo de exercício se encaixa na categoria de alongamento. Ou seja, reduz a chance de lesão muscular, ajuda na flexibilidade e melhora as articulações.

atividades-fisicas-para-mulheres-acima-dos-50-anos

O Pilates também é ótimo para aumentar o equilíbrio corporal e fortalecer os músculos. “Ao praticar Pilates, você trabalha constantemente sua postura através da posição neutra que é aplicada durante os exercícios. Sendo assim, você colabora com a melhora de sua postura garantindo a saúde da coluna”, informa o site Revista Pilates.

Ginástica localizada

Exercício que faz muito sucesso entre as mulheres, a ginástica localizada é uma atividade divertida e ideal para desenvolver a forçar e a resistência dos músculos.

A ginástica localizada, para as mulheres acima dos 50, também é fundamental como porta de entrada para outros exercícios como natação, musculação e outros. Não se esqueça de se aquecer adequadamente antes de começar essa atividade. Pois isso é importante para diminuir o risco de lesão.

Não se esqueça de exercitar a mente!

Como o poeta romano Juvenal uma vez disse, é ideal ter uma mente sã num corpo são. Isso significa que é necessário complementar os exercícios físicos com atividades que sejam benéficas para a mente.

atividades-fisicas-para-mulheres-acima-dos-50-anos

Além disso, exercitar o cérebro é tão importante quanto praticar atividade física. “Podemos entender que uma pessoa que tem saúde alimenta bem o corpo e o cérebro da mesma forma. [Entendemos] Que é importante praticar exercícios físicos.  E é importante manter o cérebro ativo até o final do nossa vida”, afirma Leo Fraiman, psicoterapeuta e mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano.

Modalidades para fortalecer o raciocínio como poker e xadrez são as ideais para deixar o cérebro mais afiado. O poker, por ser um esporte estratégico e de características matemáticas, preza pela alta capacidade de raciocínio e clareza na tomada de decisões. Já o xadrez é mais voltado para as sequências lógicas.

Engaje no treino e sempre busque o equilíbrio

O equilíbrio entre uma atividade física bem realizada e o bem-estar emocional é ideal para sentir todos os benefícios dos exercícios físicos.

Nunca exagere nos exercícios e tenha em mente que a maioria dos resultados só chegarão a longo prazo. Sempre, claro, com um profissional da área da educação física por perto e evitando qualquer tipo de exagero.

Eu pratico pilates 3 x por semana e caminho aos finais de semana. E você qual atividade física que pratica? E para exercitar a mente, o que acharam da ideia do xadrez e/ou poker?

Beijos!

Você também pode gostar:

2 comentários

Comentário

gostei do site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito

Comentário

Oi Elza fico muito contente que o blog irá ajudá-la. Acompanhe as atualizações quase que diária de domingo a quinta. Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook