12 marcas de moda que usaram modelos 50+. A indústria da moda  gira sempre em torno de tendências. De temporada em temporada os designers giram em torno de tudo. Desde uma estética boêmia, passando por um visual elegante e até minimalista. Porém, uma constante sempre permanece. Seja na passarela ou nas campanhas publicitárias, que é ter modelos jovens como protagonistas. No entanto, a maré já mostrou que está mudando.

Nos últimos meses, algumas das maiores marcas usaram modelos com mais de 50 anos em suas campanhas. E apenas no mês passado, Maye Musk, 69 anos,  que foi eleita a “Rainha da Semana de Moda de Nova York” desfilou no “Concept Korea Show”. É uma afirmação social incrível.  É realmente importante, porque as mulheres não estão mais invisíveis uma vez que atingem os 50+. Fiz um post sobre ela: Maye Musk 69 anos é a modelo do momento.

Parece que a indústria da moda está finalmente acordando  e enxergando  as mulheres maduras. Pois além de terem dinheiro, elas têm também o desejo e a vontade de gastar em produtos de luxo. Além disso, elas são muito mais saudáveis do que as mulheres de suas gerações anteriores.  E têm mais tempo para gastar, já que estão vivendo mais também. E a expectativa de vida aumentou bastante.

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VERSACE, CELINE, SAINT LAURENT

Em 2014, Donatella Versace fez uma declaração audaciosa sobre o poder e o apelo sexual da mulher mais velha. Ela mostrou  Madonna, na época com  55 anos de idade, na campanha de primavera de sua linha. E  explicou ao New York Times: “Ela é uma mulher, que está mostrando  para as outras mulheres que podemos fazer o que queremos e obtermos o que queremos  para as nossas vidas “. A idéia de que uma mulher mais velha e bonita poderia ocupar um espaço significativo em uma indústria tipicamente dominada por jovens  de 25 anos de idade, era mostrar claramente à elite da moda, que isso era possível.

A  escritora americana  octogenária Joan Didion (82 anos) usou um óculos de sol oversize, com uma elegante blusa de gola preta e um colar de pingente de ouro em uma imagem ultra-chique para a campanha de 2014 da Celine.  Enquanto a lendária cantora  Joni Mitchell anunciou uma série de anúncios para a  Saint Laurent em 2015. Na época aos 71 anos,  ela foi fotografada com um violão e usando uma túnica bordada e um chapéu de aba larga.

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H & M, BALMAIN

Saint Laurent colocou a atriz francesa Jane Birkin em suas charmosas campanhas em 2016. Jane apareceu usando  o famoso smoking  da marca aos 69 anos. Nesse mesmo ano, a gigante da moda fast-fashion  H&M escolheu a estilista e modelo Gillean McLeod de 61 anos para liderar a sua campanha de trajes de banho em uma peça única e sexy.  Também um grupo de supermodelos “originais” (e agora com mais de 50 anos ), incluindo Cindy Crawford, Naomi Campbell e Claudia Schiffer ocuparam o centro das atenções na campanha de Balmain da primavera de 2016.

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TRACY REESE, GUCCI, CALVIN KLEIN, BOTTEGA VENETA

A designer Tracy Reese recentemente colocou mulheres maduras em sua campanha de primavera de 2017. E declarou  à Revista Vogue australiana: “As mulheres de todas as idades usam minhas roupas.  Então eu queria mostrar que não se trata apenas de mostrar mulheres jovens, trata-se de vestir mulheres reais”. E aos 79 anos , a atriz Vanessa Redgrave estrelou a campanha “resort” da Gucci em 2017. Ela apareceu usando florais, listras e outras estampas da marca iataliana.

No início deste ano, os anúncios da veterana modelo Lauren Hutton para Calvin Klein e Bottega Veneta chamaram à atençào do público com a ex-modelo também desfilando na passarela  da Bottega Veneta. Fiz um post sobre ela: Lauren Hutton 72 anos no desfile de Bottega Veneta.

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MANGO, THE DRESLYN, STEVE MADDEN

Nomes famosos não são os únicos rostos mais antigos que apareceram em campanhas de moda. “Influencers” das mídias sociais – acima de 60 anos, surgiram nos últimos anos. Entre elas,  a “Ícone acidental” Lyn Slater.   Ela protagonizou a campanha da Mango  de abril de 2017 intitulada “Uma história de singularidade”.  Já fiz um post sobre ela: Lyn Slater é um ícone de estilo aos 63 anos. Em 2016, Yazemeenah Rossi usou um biquini branco na campanha de Dreslyn junto com a marca de lingerie Land of Women. No ano anterior, a popular marca de sapatos Steve Madden colocou Dorrie Jacobson, 80 anos, em um vídeo desafiando a moda “adequada à idade”.

Tudo é muito valioso para as mulheres mais velhas. E hoje mais do que nunca, estão tão sexy e elegante quanto as jovens de 30. Embora a indústria da moda ainda tenha um longo caminho a percorrer, a inclusão de mulheres com idades diferentes, cores de pele diferentes e tipos de corpos diferentes está acontecendo. No entanto, é inspirador ver que estas 12 marcas de moda usaram modelos 50+. Isso só mostra que estilo e beleza podem ser “ageless”, ou seja, sem idade. Veja também este post: mulheres acima dos 50 anos estão mudando a indústria da moda.

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Grande beijo!

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