Qual a importância do seu sorriso? Para mim, não há curva e nem expressão mais linda do corpo de uma mulher do que um sorriso. Sorrir reflete o brilho da alma. Ele é o convite para conhecer o que temos de mais bonito. A felicidade! E para você? Como se sente com o seu sorriso?”

Este texto é de autoria da Doutora Cirurgiã Dentista Roberta Fulginiti  Limeira que traz ótimas informações para cuidarmos de nosso sorriso e da nossa saúde bucal.

“Há inúmeros tipos de sorrisos: o tímido, o sem graça, que vem junto com a gargalhada, o sedutor e aquele que expressa a felicidade. O sorriso está associado com a autoconfiança e com o poder da mulher. Porém, ter um belo sorriso depende de inúmeros cuidados.

É muito importante que você vá ao seu cirurgião-dentista periodicamente. Nenhum tratamento é melhor do que o da prevenção. É essencial que seja realizada a profilaxia (limpeza), avaliação clínica e radiográfica. Mas você sabe por quê?

É muito comum que nas consultas de manutenção apareçam alterações que não estavam presentes anteriormente.

qual-a-importância-do-seu-sorriso

Infelizmente, CÂNCER BUCAL é uma delas. É a doença mais grave que pode acometer quem está próxima ou após os 50 anos. Fique atenta aos sinais. Os principais sintomas do câncer de boca podem ser feridas, lesões, que não cicatrizam em média em uma semana. As manchas brancas, avermelhadas ou escurecidas, devem ser investigadas. Por isso, o exame oral pelo profissional é essencial.  Pra que sejam avaliados os tecidos bucais, gengivas, mucosa das bochechas, céu da boca, a língua e o assoalho bucal. É importante também, para a prevenção, cuidados na exposição solar sem utilizar filtro protetor labial e após, hidratantes.

Outra doença importante é a GENGIVITE. É uma inflamação que acomete os tecidos ao redor dos dentes. Poucos procuram o cirurgião-dentista para realizar tratamento. Esteticamente é perceptível e pode estar vinculada com mau hálito. Se não tratada, ela pode progredir formando bolsas profundas com bactérias e evoluindo o quadro patológico para uma doença chamada PERIODONTITE. A doença periodontal compreende um processo inflamatório que envolve as estruturas de proteção e suporte dentário.  E está associada à infecção por bactérias gram-negativas. Resultando em aumento de mediadores biológicos como prostaglandinas e citocinas pró-inflamatórias. Uma vez instalada e não controlada, leva a destruição óssea levando a mobilidade dentária e em muitos casos, perdas dos dentes.

qual-a-importância-do-seu-sorriso

As RETRAÇÕES GENGIVAIS são o deslocamento da gengiva que expõe uma porção da raiz dentária. Provocam muita sensibilidade durante a alimentação e podem influenciar não só na estética do sorriso como também, na qualidade de vida. São muito frequentes aos 50 anos. As causas podem ser por vários fatores. Entre eles, se destacam a periodontite, o traumatismo por escovação com escova de cerdas duras, trauma oclusal (dentes com mal posicionamento ou hábitos parafuncionais como o bruxismo) e restaurações mal adaptadas.

Nesse período do CLIMATÉRIO, algumas alterações bucais podem ser percebidas após a manopausa. Pode ocorrer diminuição do fluxo salivar provocando a sensação de boca seca. O ideal é ingerir mais líquidos ao longo do dia. Beba muita água! A falta de lubrificação pode influenciar na ocorrência de cáries e mau hálito. As alterações hormonais podem proporcionar também a sensação de queimação bucal. Levando a dor intensa que pode afetar lábios, língua, palato, gengivas e áreas de suporte de próteses. A OSTEOPOROSE também pode estar associada com a perda óssea adjacente aos dentes. Com relação a pacientes fumantes no climatério, bastante atenção! O cigarro funciona como catalizador para infecções e perdas dentárias. Agravando o grau da doença periodontal. É importante que sejam realizados tratamentos multidisciplinares para que profissionais, médico e cirurgião-dentista, possam oferecer um planejamento adequado de medidas preventivas e terapêuticas para saúde em geral.

A CÁRIE é ainda muito comum. Este problema pode acometer tanto dentes que até então não tenham apresentado nenhum problema anteriormente. Como também, nas margens de restaurações antigas. A diminuição do fluxo salivar pode contribuir para novas incidências de cárie. Para minimizar este problema, é recomendado que, além de maiores cuidados com a higiene bucal, como escovação frequente e fio dental, seja realizada a ingestão de água muitas vezes ao dia. Incorporar o flúor na rotina, em cremes dentais e enxaguatórios bucais também são uma medida preventiva importante.

qual-a-importância-do-seu-sorriso

As PERDAS DENTÁRIAS podem comprometer a fonética. A função do sistema estomatognático e contribuem para modificações na harmonia facial dando o aspecto de envelhecimento. É muito importante que os dentes ausentes sejam recolocados para que não aconteçam danos articulares. Para esses casos, a indicação é que sejam utilizadas as PRÓTESES DENTÁRIAS. Após uma avaliação individual e um planejamento adequado pode ser selecionado o tipo de prótese a ser realizada. Para reabilitações orais podem ser indicadas próteses fixas ou removíveis sobre dentes ou implantes. Cada caso é individualizado. Os IMPLANTES DENTÁRIOS são de titânio. Quando posicionados cirurgicamente, se unem ao osso pelo processo de osseointegração. São excelentes para tratamentos de áreas em que já ocorreram perdas dentárias proporcionando trabalhos protéticos com longevidade clínica.

São inúmeros os PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS que contribuem para beleza do sorriso. O CLAREAMENTO DENTAL é um deles. Pode ser realizado também nos 50 em diante. Está associado ao rejuvenescimento do sorriso e aumento da autoestima. Porém, se a paciente já utiliza algum tipo de prótese, restaurações ou tratamento endodôntico (canal), estes dentes não irão clarear. Sendo necessário serem substituídos por novas restaurações mais claras após o término do procedimento.

A ODONTOLOGIA RESTAURADORA de última geração dispõe de inúmeros materiais novos para devolver função e estética aos dentes comprometidos. As resinas compostas são uma excelente opção para restaurar dentes pouco ou moderadamente afetados pela cárie reproduzindo fielmente a cor, forma, textura e brilho do dente original realizando restaurações imperceptíveis.

É muito comum, ainda hoje em dia, encontrarmos a presença de restaurações realizadas em amálgama. No entanto, é um ótimo material, com durabilidade clínica, apesar da cor escura. Recomendo que estas restaurações sejam substituídas quando apresentarem fadiga e desenvolverem fraturas. As cerâmicas odontológicas são também poderosas para recuperação de sorrisos com ausência de estética. Possuem geralmente boa durabilidade, estabilidade de cor e resistência. Hoje em dia, se fala muito em facetas de porcelana (foto abaixo).

qual-a-importância-do-seu-sorriso

Realmente, elas quando corretamente indicadas são capazes de transformar e devolver a harmonia ao sorriso. Possuem finas espessuras e são cimentadas aos dentes, com pouco desgaste, proporcionando um lindo resultado.

Um sorriso bonito e funcional é responsável pela interação social, saúde, comunicação, prevenção ao isolamento e a depressão. Um sorriso bonito, saudável, rende uma vida melhor em qualidade e contribui para uma melhor autoestima.

“Celebre a mulher que você se tornou com saúde,  alegria e  um sorriso lindo!”

————————–x—————————-x—————————

Obrigada  Doutora Roberta pela contribuição valiosa de um texto informativo e esclarecedor.

Um grande beijo!

qual-a-importancia-do-seu-sorriso

Dra.Roberta Limeira Fulginiti CRORS 21486

Especialista em Prótese Dentária

Mestranda em Odontologia PUCRS

drarobertalimeira@gmail.com

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook