Olá pessoal, hoje é quinta-feira e tem mais um post da série musa da semana #5.  Pra quem não sabe a série musa da semana é uma tag fixa que tem aqui no blog todas as quintas-feiras. A musa modelo-inspiração  de hoje é Lucinda Barradas. É ela que dá voz a sua história, sua trajetória de vida e mostra seu charme, sua beleza e seu estilo . É a vida sem filtro!

Lucinda

musa-da-semana-lucinda

Com vocês  a musa Lucinda Barradas!

Meu nome é Lucinda Helena Maisonnave Barradas, nasci em Porto Alegre, no dia 31 de julho de 1959.
Cresci rodeada de mulheres guerreiras, fortes, na maioria professoras. Desconfio que é genético, rsrs. Sim, porque desde pequena já explicava para minhas coleguinhas quando elas tinham dúvidas em aula.  E me arriscava a dar aulas para “adiantar” meu irmão menor.
Estudei em ótimas escolas, tenho amigas e amigos desde a infância. Fiz PUCRS, me formei como professora da área de exatas e em “Química Industrial”.

musa-da-semana-lucinda

Trabalhei no DMAE, gostei tanto de lidar com “ÁGUA” que acabei me tornando “Especialista em Tratamento de Águas”.
Quando fui convidada por uma amiga para dar aulas de Química num grande cursinho de Porto Alegre, confirmei minha vocação para lecionar. Trabalhei lá por onze anos, saindo com o nascimento do segundo filho.
Durante uns dez anos dei aulas particulares e no cursinho. Fui técnica no DMAE, sempre com muito entusiasmo e dedicação. Nas férias aproveitava para viajar por esse nosso país que tem tantos encantos em cada canto que a gente vai. Foi uma época maravilhosa de minha vida.

musa-da-semana-lucinda

Casei com um colega da faculdade que não atua na área e estou com ele há 27 anos. Temos dois filhos muito inteligentes, queridos, espirituosos que estão terminando a faculdade na UFRGS.
É para esta turma, familiares e amigos que adoro cozinhar. Inventar pratos salgados ou doces e vê-los degustando, apreciando ou dando palpites em algo que eu fiz com carinho e dedicação.

Tenho amigas que dizem que sou ligada em 220V o tempo todo. Pois quando não estou dando aula particular, dançando, fazendo ginástica, num “happy hour” ou lendo um bom livro, resolvo testar uma nova receita.
Dou aulas particulares de Química, Física e Matemática desde os tempos da faculdade. Adoro ensinar, ver o crescimento de cada aluno. Acho que é por isso que me tornei uma “Marca” nesta área. Pois faço acompanhamentos semanais, preparo para provas, concursos, ENEM, vestibulares e consigo ótimos resultados. Tanto que já tenho agendados alunos para provas de final de ano. Conviver com essa turminha de adolescentes, mesmo depois de aposentada do Estado, me faz muito realizada. É uma troca de informações e amizade. Torço muito pelo sucesso deles.

Tenho o meu lado viajante. Pois não existe nada melhor do que ir a lugares novos, vasculhar curiosidades do povo, sua cultura, gastronomia. Enfim, viajar faz parte de mim. Agradeço por ter conseguido fazer um tratamento que me curou do pânico de avião. Fiquei uns cinco anos limitada a ir onde um ônibus pudesse me levar, mesmo assim já combinava com o motorista de que precisaria fazer paradas para poder respirar. Mas como sou focada, dedicada, esse foi um desfio que já superei.

musa-da-semana-lucinda

Ainda não falei da dança, pois meus filhos costumavam dizer, quando pequenos:”- a mãe dança até música de missa”! Desde os cinco anos, quando entrei para o ballet, nunca mais saí de algum tipo de dança. Passei pelo jazz, fui atleta de ginástica rítmica, aí veio a moda das coreografias de aeróbica. Depois as de pagode, ritmos, zumba, salsa… Mas confesso que foi a alegria, o ritmo, as roupas da dança cigana que me embalaram de verdade, fui enfeitiçada, adoro!

Poucas pessoas conhecem este estilo de dança. Pois é preciso ser um cigano ou estudar um pouco de sua história para entrar nesse universo. Aí vai: Os Ciganos saíram do Egito e Índia e foram passando pelo Oriente. Ficaram muito tempo na Grécia, para depois se espalharem pelo resto da Europa. No Brasil é forte e influência trazida do Oriente, mas a Espanhola, com certeza, é a mais tradicional por aqui. Sendo um povo nômade, desde crianças, estão acostumados a ouvir e dançar músicas bem marcadas “com a alma”. Seja porque tem estrelas, sol, chuva no céu ou pelo nascimento ou morte de um familiar no acampamento.
Enfim, me considero mais uma “Professora Guerreira” da minha família, pois mesmo com o diagnóstico de “artrite reumatoide” há dez anos, jamais me entreguei.
Amo a vida! Opcha!

…………………………x………………………….x…………………………x………………………

Mais uma musa da semana. Guerreira e maravilhosa para deixar nossa quinta-feira mais bonita! Pessoal, Lucinda e eu estudamos juntas no Colégiol Americano durante toda nossa adolescência. Palmas pra ela que é musa em todos os sentidos!

Obrigada querida Lucinda  pela  colaboração comigo e com as leitoras. Obrigada pela sua amizade.  Obrigada por  participar desta “tag” das musas com tanta alegria Um grande beijo!

musa-da-semana-lucinda

Créditos:

Equipe:

Cabeleireiro Gylson Collares – Cabeleireira Rejane e maquiagem Dani Serpa

Rua Carlos Trein Filho, 565 – Telefone: 30-268353 – Porto Alegre – RS

Direção e Fotografia: Lufe Torres – 91611591

Você também pode gostar:

20 comentários

Comentário

Adorei a postagem, me fez sentir valorizada, obrigada amiga de sempre Janeisa!

Comentário

Essa é a Lú!!! Minha colega sempre ligada, querida e de alto astral!!! Adorei!!!

Comentário

Beth querida, obrigada pela tua amizade!
Somos alto astral e por isso a gente se dá há tanto tempo! bj

Comentário

Parabéns por essa linda trajetória de vida! Estás lindona, Lucinda!!

Comentário

Gracias amiguinha “elástica”, muito bom te ter como amiga de todo dia! ( ou manhãs? kkk)

Comentário

Lu querida realmente um exemplo a ser seguido. Parabéns por tua vida!

Comentário

Que pique, Lucinda!
Acho até, que faz parte do DNA das gaúchas!

Comentário

Com certeza, pique não falta pra gauchada, o importante é o bom humor! bj.

Comentário

Lu, adorei te conhecer e saber um pouquinho mais da tua história!! Tua alegria e dinamismo são contagiantes!!! Um beijo 🌺

Comentário

Obrigada, é muito bom ter o trabalho da gente reconhecido, tenho que agradecer a Janeisa por essa oportunidade!bj.

Comentário

Lu, eu que fico muito feliz por te ter como musa inspiradora aqui do blog! És uma diva em todos os sentidos e tenho o privilégio de ter momo amiga. beijos!

Comentário

Janeisa, a Lucinda é uma pessoa que dá vontade de conhecer por sua energia e alegria. Ela passou muita verdade no texto. Cada vez que leio a Musa da Semana vejo que realmente estamos numa fase linda da vida. Que post bacana!

Comentário

Oi Méri, exatamente isto e quero que a conheça, aliás todas elas tem tanto carisma, tanta energia, tanta volta por cima que são mulheres que queremos perto de nós. Mulheres do bem! Um beijão Méri!

Comentário

Obrigada Méri, com certeza com essas “reuniões semanais das Musas”, logo, logo estaremos “amigas de infância”,hehe,bj.

Comentário

Lucinda querida, tu estás ótima !!! Tu és uma prova que a idade (apesar de aparentar menos) não importa e sim a energia que a pessoa emana !!!!bjs

Comentário

Minha amiga “importada”, muito obrigada, que bom que nos reencontramos, assim nossas energias se acumulam ! bj

Comentário

Muito bem , Lu! Essa é tu . Parabéns .

Comentário

Ci querida, sabes né, que em grande parte desta minha trajetória, existe a tua presença como amiga de toda hora, obrigada!

Comentário

Lucinda vc esta linda! admiro muito o seu trabalho! O dom de ensinar deve ser muito gratificante! Não é p todos! E com certeza vc faz parte da história de cada um de seus alunos! Parabéns!!! Bjs

Comentário

Marga querida, o segredo do sucesso é amar aquilo que se faz, isso eu comprovei! Agora o “problema” é que a gente parece que se conhece desde “outras eras”, kkkk.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook