Moda sustentável brasileira no maior festival de criatividade do mundo.

MOLE BAGS levou bolsas feitas a partir de upcycling para SWSX em Austin e planeja dobrar produção este ano

O Brasil deixou sua marca nesta edição da South by Soutwest 2017. A  SWSX  ocorreu entre os dias 14 e 19 de março em Austin, Texas, nos Estados Unidos. Foi a maior delegação brasileira da história do evento. Contou com 1.100 participantes,  uma representante da moda sustentável do Rio Grande do Sul, que já está conquistando o mercado internacional. É a MOLE BAGS, que produz bolsas a partir do reaproveitamento do couro em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Uma das empresas brasileiras de economia criativa que foi selecionada pela Apex-Brasil para participar da SWSX.

moda-sustentável-brasileira -no-maior-festival-de-criatividade-do-mundo
Criada em outubro de 2015, a MOLE BAGS já nasceu com vocação exportadora, tanto que um dos primeiros pontos de venda a comercializar os produtos da marca foi em Nova York. Localizada no Estado que tem um dos mais importantes polos calçadistas do País, a empresa encontrou uma opção farta e sustentável de matéria-prima a partir do upcycling. “As bolsas são confeccionadas com couros reaproveitados da indústria e cuidadosamente selecionados”, conta Fernanda Daudt, uma das sócias da MOLE.

moda-sustentável-brasileira -no-maior-festival-de-criatividade-do-mundo
Fernanda e Márcia Garbin investiram em um design básico e atemporal para compor os sete modelos de bolsas que se multiplicam a partir das diferentes texturas e cores do couro e da costura feita a mão. “Como trabalhamos com material excedente dos fabricantes de calçados e das indústrias de couro, temos bolsas exclusivas”, destaca Márcia.

A sustentabilidade também está no trabalho artesanal de confecção das bolsas. Márcia conta que as peças são costuradas por artesãos locais que, a partir desse trabalho, conseguem gerar renda, com flexibilidade, e sem sair de casa.

moda-sustentável-brasileira -no-maior-festival-de-criatividade-do-mundo
Talento global

Mas um dos grandes diferenciais da MOLE BAGS está na prospecção de mercado. Desde o princípio, há menos de dois anos, a marca buscou estar presente nos principais polos, tanto no Brasil, quanto no exterior. Lojas como Feena Boutique, Berlin 65 e Jill Lindsey, em Nova York, comercializam as bolsas MOLE, que também estão disponíveis em pontos de vendas no México. No Brasil, as criações da empresa podem ser encontradas em espaços como Fina Stampa e Débora Quer, em São Paulo; Dona Coisa, Casa Ipanema e Papel Craft, no Rio de Janeiro; e na Histórias na Garagem, em Porto Alegre.

moda-sustentável-brasileira -no-maior-festival-de-criatividade-do-mundo
As sócias também levam a marca para alguns dos principais eventos de artigos criativos do País, como O Cluster, no Rio de Janeiro, a Feira Rosenbaum e a Puro Design, em São Paulo. Com ações como essas, além da participação na SWSX, nos Estados Unidos, a expectativa é ganhar força para continuar crescendo. “Esperamos dobrar a produção, que atualmente é de 1.800 bolsas anuais ainda em 2017. E, com isso, planejamos gerar novas oportunidades de trabalho e renda para pessoas da comunidade e também para refugiados que estão morando na região de Caxias do Sul”, revela Fernanda.
Contatos:
Assessoria de Imprensa MOLE BAGS
Tatiana Csordas
(51) 98111-8734
[email protected]
É um orgulho a nossa moda sustentável brasileira estar no maior festival de criatividade do mundo. E, sobretudo a nossa moda da Serra Gaúcha!

Palmas para a nossa moda sustentável!

Você também pode gostar:

2 comentários

Comentário

Muito bacana! Onde encontrar as bolsas para compra em POA? Obg, bjs.

Comentário

Oi Andrea, clica no link dentro do post, que é o site da Mole Bags e aí vc terá todas as informações.
Bjs

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook