Neste post vamos conhecer algumas dicas para  encontrar seu  estilo pessoal. Estilo é a maneira que você escolhe para expressar sua personalidade.

Para mim, uma das melhores frases que define estilo é a de Rachel Zoe, uma estilista americana.  “Estilo é a maneira de dizer quem você é sem precisar falar”.  Para encontrar seu estilo é muito importante saber sobre si mesma e o que você quer mostrar.  Não é tão difícil, vamos lá!

Existem 8 estilos diferentes: esportivo, tradicional,  elegante contemporâneo, sexy, feminino romântico, dramático, moderno e criativo. Temos um estilo predominante e mais dois associados ao principal.  O meu é elegante contemporâneo, moderno e sexy.

estilo-pessoal

Eu acredito que o estilo pessoal evolui, assim  como nós evoluímos com o passar do tempo.  A cada década, mesmo em cada 5 anos, nossas vidas mudam. Não apenas mudamos a maneira como vemos a moda, como mudamos nossos interesses em muitas outras coisas. Independentemente do que a vida nos lança, é importante sermos capazes de nos adaptarmos. Porém mantendo um estilo fiel que é só nosso.

Meu estilo  pessoal foi se adaptando ao longo dos anos. À medida que fui me tornando mais velha, fui me aprimorando e conhecendo o que me fica bem e o que não fica.  Nem tudo que está na moda me favorece.

É importante pensarmos sobre isto. Será que só porque está na moda eu deva usar para mostrar que sou moderna e antenada? De jeito nenhum! Simplifiquei minha busca pelo meu estilo pessoal me conhecendo.  Conhecendo meu corpo, meu tipo físico, minha personalidade e meu estilo de vida. Sei muito bem o que quero e o que me fica bem. E hoje mais do que nunca, sempre vou às compras com foco.

estilo-pessoal

Uso muito o bloco de notas de meu celular. Adoro fazer listas e as  listas das roupas que preciso estão sempre anotadas. No início de novembro me dei conta que precisava renovar meu estoque de shorts e bermudas. Eu passo dois meses na praia. Dia 25 de dezembro saio de Porto Alegre com minha família e vamos para Florianópolis.  Precisamente em Jurerê, onde temos uma casa de verão em um condomínio à beira mar. Então, preciso de roupas de praia, roupas de verão,  biquinis, saídas de praia, shorts, t-shirts, vestidos leves, saias, tops, sandálias, havaianas, chapéus, e etc.

estilo-pessoal

Pequenos lembretes em meu bloco de notas me acompanham durante o ano inteiro. E com certeza, digo pra vocês que ajuda muito a não sair do foco

Voltando ao estilo pessoal é importante lembrar do conforto. Não adianta você gastar rios de dinheiro  e comprar um monte de scarpin de salto 10 e não ter estilo para usar. Isso é jogar dinheiro fora.

Algumas dicas para encontrar e/ou manter seu estilo:

1 – Procure uma inspiração:

Anote os nomes de seus ícones favoritos.   Faça uma pesquisa através do Pinterest, do Google, ou do Instagram para garimpar looks que você goste e que ache que vai ficar bem. Pesquise diferentes tipos de inspiração. É a melhor maneira de descobrir o que você gosta e o que não não gosta. Dê uma olhada em vários estilos diferentes e veja o que mais lhe agrada.

Tema de casa: Faça uma pasta no Pinterest intitulada “Inspiração de Estilo Pessoal”. Dica: pode ser uma pasta secreta! Crie uma lista de suas cinco celebridades  ou blogueiras favoritas. Faça uma pesquisa rápida de cada uma delas. Salve as imagens e roupas que mais tenham a ver com você. Terminou? Agora, anote todos os elementos que elas têm em comum. Por que fazer isso  é importante? Porque quando você estiver na dúvida do que usar, abra a sua pasta e se inspire. (Eu tenho duas: Meu estilo Primavera-Verão e Meu Estilo Outono-Inverno).

estilo-pessoal

2 – Avalie seu armário:

Estude bem seu armário e veja o que você não usa a mais de um ano. Tire todas estas peças. Porque se você não as usou durante este tempo, será pouco provável que usará de novo. A outra etapa é  fazer um inventário do que você tem. Observe as roupas que você gosta: cores, tecido, modelagem. Este é o momento perfeito para reconstruir seu guarda-roupa com um estilo que reflita a mulher que você se tornou.  Você ficará surpresa de como é fácil se vestir com um closet enxuto. Além disso,  poderá investir em novas peças com qualidade. O segredo é ter peças que possam combinar entre si.

estilo-pessoal

3 – Dinheiro não compra estilo:

Ter um ótimo orçamento pode ajudar a  comprar muitas roupas  bonitas. Mas  isso não significa que qualquer pessoa rica saiba se vestir.  Pelo contrário, às vezes encontramos pessoas mais simples e vemos que elas sabem fazer uso do estilo pessoal com bom gosto, usando apenas roupas simples.

estilo-pessoal

4 – Pergunte quando ficar na dúvida:

Quando temos algum problema com nossa pele,  vamos a um dermatologista. Quando queremos as fotos perfeitas para uma festa, contratamos um fotógrafo profissional. O mesmo vale para o estilo! Não tenha medo de pedir ajuda de um profissional.

estilo-pessoal

5 – Confie em sua intuição e seja autêntica:

O guarda-roupa perfeito não deve apenas representar o que você gosta. Mas também ser adaptado ao seu estilo de vida e a sua personalidade. A coisa mais importante na busca  do nosso estilo é ser fiel a nós mesmas.  Continue a experimentar  diferentes padrões, texturas, acessórios e sapatos. Tudo se resume a sentir-se bem em sua própria pele. Nosso estilo deve refletir e celebrar a mulher que nos tornamos, a nossa individualidade e a nossa personalidade. Como disse Rachel Zoe: “estilo é a maneira de dizer quem você é sem precisar falar”. Lembre-se disso!

Você sabe qual seu estilo pessoal? Compartilhe suas dicas nos comentário.

Se você gostou deste post compartilhe com uma amiga.

Beijos!

Você também pode gostar:

3 comentários

Comentário

Eu mudo de estilo conforme os anos.
bjs

Comentário

Oi Carol, eu não. Sou fiel ao meu estilo com algumas adaptações. Beijos!

Comentário

Já faz algum tempo que gosto de fotografia, e todas as dicas sempre são bem vindas. Texto super legal, parabéns.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook