Diferença entre moda, estilo e tendência. Engana-se quem relaciona a moda e o estilo com dinheiro. Não irei mentir, a alta moda e as marcas de luxo oferecem uma seleção de itens fora da realidade da maioria das pessoas, mas a moda não fica restrita a isso.  É possível, fácil e perfeitamente normal vestir-se bem sem gastar rios de dinheiro. O segredo é simplesmente conhecer a si mesma e fazer as escolhas certas.

A moda é arte e o estilo é expressão.

A moda é cíclica, o estilo é transicional, já tendências são passageiras. Estilo está diretamente relacionado com nossas personalidades e é influenciado por tudo que nos rodeia. O que escutamos, assistimos, lemos e vivenciamos tem influência direta no estilo pessoal. Tudo se torna referência.

diferença-entre-moda-estilo-e-tendencia

Ninguém nasce com bom gosto. Este deve ser desenvolvido, exercitado e refinado. O mesmo acontece com o estilo. Somos seres humanos, somos mutantes, temos fases. Assim como nós, nosso estilo sofre mudanças. Ninguém precisa se restringir a apenas um estilo, a vida não funciona assim. Somos uma miscelânea. O importante é conhecermos  a nós mesma, respeitar nossas preferências e apenas usar o que nos deixa confortável.

A tendência não é uma obrigação, ela serve apenas como referência.

Ninguém precisa ou deve aderir a algo só porque “está na moda”. Desfiles, catálogos, editoriais, intagrams e blogs servem como inspiração. O estilo nunca é copiado, mas sim adaptado. É importante lembrar que o estilo é nossa forma de expressão e nossa primeira impressão. É preciso entender que a moda é arte, ou seja não tem regras.

diferença-entre-moda-estilo-e-tendencia

Ao investir seu dinheiro em uma peça de roupa mais cara, pense: “Eu usaria por cinco anos? Eu usarei isso daqui cinco anos?”, se a resposta para um desses questionamentos for negativa, desista. Aquela peça provavelmente é tendência passageira, e não será tão bem aproveitada. Isso não significa que consumir tendências não deve ser feito, apenas não faz sentido e não é necessário gastar com algo que não vá durar. Seguir tendência é fácil, afinal o que está nas passarelas, nos editorias e nos blogs vai estar nas araras das fast fashions.

Investimentos devem ser feitos em itens clássicos, de qualidade e que serão realmente aproveitados. Uma bolsa, uma jaqueta, um bom jeans, um vestidinho preto… esse tipo coisa. Conhecer-se é importantíssimo para saber quais são os seus clássicos essenciais.

Lembrem-se que a moda não deve ser maçante. Deve ser leve, divertida e expressiva.

Não há uma lista de regras a ser seguida. Ela vem de dentro e não deve ser tratada como um problema. Serve para fazer com que nos sintamos bem, confiantes e bonitas.

“Estilo é algo que todos temos, só precisamos encontrá-lo.” –Diane Von Furstenberg

Leia este post: 7 Peças Clássicas e Modernas Para Ter Sempre No Guarda-Roupa

Se você gostou deste post compartilhe com uma amiga! Seu feedback é muito importante para guiar a programação e o conteúdo do blog. Novas sugestões são sempre muito bem-vindas. Obrigada!

Gostou do post?  Então  acompanhe meu Instagram!

Você também pode gostar:

4 comentários

Comentário

Oi Janeisa,
Adorei o post e compartilho sim! Compartilho no sábado, está perfeito.
Beijos

Comentário

Oi Betty, fico feliz que tenhas gostado e muito obrigada por compartilha. Beijos!

Comentário

Adoro tudo

Comentário

Oi Adriana, tudo que se refere a moda pra quem gosta é muito legal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook