O  Que Devemos Evitar Para Manter a Nossa Saúde Óssea? Com estes 8 cuidados, estaremos nos preservando de acelerarmos a perda de cálcio que é natural após os 40 anos. São cuidados básicos que nos ajudam a dar importância à nossa saúde. Vale lembrar que a osteoporose é uma doença silenciosa  e seu diagnósico é feito pela densitometria óssea. Embora o diagnóstico seja de extrema importância, a prevenção é fundamental através de hábitos saudáveis com  alguns cuidados.

8-cuidados-para-manter-a-nossa-saude-ossea

1- Cuidado com o Sal

Quanto mais sal você comer, mais cálcio seu corpo perde. Você não precisa cortar o sal completamente, mas reduzir a quantidade é o melhor que pode fazer por si mesma. Já faz algum tempo que incluímos este cuidado na nossa rotina aqui em casa. Sal é um vilão em todos os sentidos, engorda, retém líquidos, rouba o cálcio e acarreta muitos outros problemas.

2 – Maratona de Série

É muito legal ficar na frente da TV e desfrutar de algum programa favorito. Porém, se bobear e ficar horas e horas na frente da TV, aninhada no seu sofá e fazer uma maratona de séries, daí deu. Você não se move o suficiente e seus ossos precisam se mexer. Mexa-se e mova-se.

O exercício nos torna mais fortes. É melhor para o seu esqueleto quando seus pés e pernas carregam o peso do seu corpo, o que força seus ossos e músculos a trabalhar contra a gravidade.

8-cuidados-para-manter-a-nossa-saude-ossea

3 –  Faça Muitos Passeios a a Pé

Quando você pedala para trabalhar ou andar por horas no fim de semana, seu coração e seus pulmões ficam mais fortes. Porém seus ossos não ficam mais fortes. Porque o pedalar não é uma atividade que exija força de peso. Pedalar não aumenta sua densidade óssea. Diferente das caminhadas e corridas, portanto inclua muitos passeios a pé em seus hábitos.

4 – Não Fique Muito Tempo Dentro de Casa

Você precisa sair de casa mais vezes. Seu corpo precisa da mais vitamina D. Apenas 10-15 minutos algumas vezes por semana já é o suficiente. Porém não exagere. Muito tempo no sol pode aumentar o risco de câncer de pele.

Além do sol, adicione suplementos, sucos e leites (incluindo amêndoa, soja, arroz, bem como lácteos com baixo teor de gordura) à sua dieta. E pergunte ao seu médico se você  precisa de um suplemento de vitamina D.

8-cuidados-para-manter-a-nossa-saude-ossea

5 – Limite a Quantidade de Drinques

Quando você está fazendo happy hours com as amigas, pedir mais uma rodada de drinques ou espumantes, ou chopes parece super divertido. Mas para manter a massa óssea sob controle  você deve limitar a quantidade de álcool que  bebe. Para as mulheres, não é recomendável mais de uma dose de bebida por dia  e para os homens o máximo é duas. O álcool pode interferir na forma como seu corpo absorve o cálcio.

6 – Diminua o Refrigerante, Café e Chá

Muitos refrigerantes podem prejudicar seus ossos. Assim como o café e o chá. Estas bebidas também podem roubar seu cálcio.

7 – Pare de Fumar

Quando você inala regularmente a fumaça do cigarro, seu corpo não pode formar um novo tecido ósseo saudável tão facilmente. Quanto mais você fuma, pior fica.

Se você parar de fumar, você pode diminuir esses riscos e melhorar sua saúde óssea, embora isso possa demorar vários anos. Não é fácil parar de fumar, mas é possível sim. Eu parei de fumar há 10 anos e foi um hábito libertador.

8 – Atenção nos Medicamentos

Alguns medicamentos, especialmente se você tem que tomá-los por um longo tempo, podem ter um impacto negativo nos seus ossos. Medicamentos anti-convulsivos e glicocorticóides, como prednisona e cortisona, podem causar perda óssea.

Sempre é tempo de adquirir alguns cuidados para manter nossa saúde óssea. Quais os cuidados que você toma?

Você pode receber os posts do blog em seu e-mail sempre às sextas-feiras, é só assinar a nossa newsletter.

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook