Dicas para viver bem quando os filhos saem de casa. Hoje temos um post informativo sobre O Que é o Ninho Vazio? Ele foi escrito pela Psicóloga Juliana Ledur Stucky.  O ninho vazio é uma etapa que nós mulheres depois dos 50 começamos a passar e muitas já passaram. Para muitas não foi uma etapa fácil. Para outras foi tranquilo. Vamos aprender melhor sobre o que é o ninho vazio e como viver bem esta etapa.

Ninho Vazio (Empty Nest)

  • O QUE É?

Etapa do desenvolvimento familiar que conta, a partir da perspectiva da mãe e do pai, como eles sentem-se quando os filhos, já crescidos, saem de casa.  Para, então, iniciarem uma vida em separado.

dicas-para-viver-bem-quando-os-filhos-saem-de-casa

A expressão faz relação direta com o filhote de pássaro que, ao crescer, alça voo e esvazia o ninho. Ai então passou a ser utilizada especialmente a partir da década de 1970 pela sociologia.

  • CURIOSIDADES SOBRE O FENÔMENO

Até o começo de 2000, a psicologia sempre reforçou os aspectos mais negativos desse fenômeno. Casais passariam a se sentir mais tristes, aflitos e sem propósitos quando os filhos deixassem os lares. O ninho vazio foi sendo popularmente descrito, então, como um período de perdas. Onde homens e mulheres passariam a viver uma crise de identidade e de casamento. Nos últimos anos, porém, a ciência vem demonstrando que o esvaziamento do lar não é tão dramático assim (ainda bem)!! Grande parte dos estudos hoje apontam, por exemplo, que as mulheres acabam aproveitando melhor o seu tempo no casamento. Tanto nas amizades e também nas atividades individuais que lhe sejam prazerosas, a partir do momento em que os filhos deixam a casa.

A verdade é que o Ninho Vazio inaugura um novo período na vida da mulher (mãe) e do homem (pai). Um período de maior independência e retomada de projetos antigos. Muitas vezes sacrificados em razão da chegada dos filhos e do excesso de compromissos no trabalho. A liberdade que a maturidade proporciona, associada às horas livres agregadas com a diminuição das tarefas domésticas, pode sim gerar sentimentos de plenitude.  E total satisfação individual e para o casal.

dicas-para-viver-bem-quando-os-filhos-saem-de-casa

  • NÃO SE DEVE ESQUECER, PORÉM…

Por outro lado, é importante, também, considerar que a ampla maioria das pesquisas que investigam o Ninho Vazio são realizadas na sociedade americana.  Que é culturalmente diferente da nossa em diversos aspectos. Estamos inseridos numa cultura brasileira, latina americana, em que as relações familiares costumam ser bastante próximas.  E os filhos costumam deixar a casa da família mais tardiamente. Isso sem considerarmos outros aspectos importantes, como os econômicos e sociais, que certamente apontariam para outras diferenças ainda no fenômeno sentido. Como todo fechamento de ciclo, então, não se deve negar a possibilidade de que algumas pessoas possam sentir-se mais aflitas, entristecidas, nostálgicas e desejando terem tido mais tempo com os filhos em casa. Na maior parte das vezes, no entanto, esses sentimentos são transitórios e desaparecerão sem necessidade de qualquer tipo de intervenção.

dicas-para-viver-bem-quando-os-filhos-saem-de-casa

  • DICAS PARA VIVER BEM QUANDO OS FILHOS SAEM DE CASA
  • Foque naquilo em que você pode fazer para ajudar o seu filho/a sua filha nesse processo de saída de casa. Não esqueça que a adaptação é sentida por todos, não apenas pelos pais e mães. Ainda que de longe, você pode e deve continuar sim mostrando-se acolhedora para seu/sua filho/a.
  • Converse com seu/sua parceiro/a sobre os sentimentos e sensações que ele/ela está passando. Compartilhar essas vivências pode ser bastante estimulante e reconfortante para a dupla.
  • Você pode e deve permanecer em contato com seu/sua filho/filha. Converse e combine as melhores maneiras de saber como as coisas estão ocorrendo. Mensagens de whatsapp, visitas e telefonemas. Aproveite que os meios de comunicação atuais possibilitam manter contato instantâneo.  Mesmo com quem mora há milhares de quilômetros de distância.
  • Explore o tempo livre com atividades de lazer que possam ser interessantes: grupos de leitura, culinária, pintura em tela, cerâmica, cinema, jantares com amigos/as e/ou parceiro/a, atividades físicas, cuidados emocionais. Tente resgatar antigos gostos. Reconecte-se com a pessoa que você é e já foi.
  • Troque ideias de como lidar com a nova situação com seus/suas amigos/as.
  • Se você se sentir muito triste, não hesite em buscar ajuda profissional.

Para terminar esse post, fica a dica de um filme sobre o assunto. Chama-se “Ninho Vazio”, um drama argentino, de 2009. Dirigido por Daniel Burman, que conta a história de um casal, Martha e Leonardo, que precisa repensar a relação após a saída de casa dos filhos. E quem quiser o lado mais cômico da história, pode deleitar-se com Armações do Amor. Película estadunidense de 2006, do diretor Tom Dey, estrelado por Sarah Jessica Parker, Matthew McConaughey e Kathy Bates.

———————–x——————————x———————-x———————

o-que-e-o-ninho-vazio

Juliana Ledur Stuck

Psicóloga

Especialista em terapia Sistêmica

Mestre em Psicologia Social

Telefone: 051-999920112

Consultório: Rua Felipe Neri, 457/401 – Porto Alegre – RS

———————-x—————————–x————————–x——————-

Muito obrigada Dra. Juliana, por esclarecer  e nos passar estas  dicas para viver bem quando os filhos saem de casa  Confiram também o post que escrevi já algum tempo aqui no blog que é Como Enfrentar o Ninho Vazio

Você também pode gostar:

6 comentários

Comentário

Janeisa e Juliana, adorei o artigo, pois já ando pensando muito em como será o dia que meu ninho ficará vazio. As dicas são ótimas e valeu muito para preparar o “terreno” desta nova fase. Um beijo

Comentário

Oi Méri, exatamente isso o que me acontece. Já estou sofrendo por antecipação, mas a gente precisa se dar conta que tem alternativas saudáveis e precisamos mesmo preparar nosso terreno. Beijos!

Comentário

Oi Méri, fico feliz que tenhas gostado!! Um beijo em vocês duas!

Comentário

Oi Ju, valeu querida, o texto foi muito bom. E está auxiliando muitas gente. beijos!

Comentário

Estou começando esse processo, as dicas com certeza serão de grande ajuda. Obrigada!!

Comentário

Oi Neuza, somos duas neste processo e a gente sabe o quanto é difícil. Grande beijo querido e obrigada pela visita e comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook