O figurino vintage em Estrelas Além do Tempo têm chamado à atenção das mulheres que gostam de moda. “Estrelas Além do Tempo” (2016), é uma história inédita sobre três brilhantes mulheres afro-americanas.  Elas trabalham na NASA nos anos 60. Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe – dão vida, respectivamente, a Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Cientistas, matemáticas e engenheiras aeroespaciais, que alcançaram posições inéditas, não só para as mulheres, mas também para a comunidade negra.

o-figurino-vintage-em-estrelas-alem-do-tempo

“Estrelas Além do Tempo” foi nomeado para os Óscares de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer) e Melhor Roteiro Adaptado.

Pela sinopse, jamais poderíamos imaginar  que  é um filme que tem tudo a ver com a moda.  E o figurino vintage dos anos 60 está muito bem representado.

Eu amei o filme. As mulheres eram inteligentes, bonitas e bem vestidas.

Para capturar a personalidade distinta de cada mulher e o conjunto de  habilidades  que elas trouxeram  para a NASA, o diretor Theodore Melfi recrutou a estilista Renee Ehrlich Kalfus para criar um vibrante figurino dos anos 60.  Ehrlich Kalfus provou que o trabalho de uma figurinista está longe de ser apenas uma imaginação lúdica. Requer um nível de dedicação e precisão histórica.

o-figurino-vintage-em-estrelas-alem-do-tempo

Na equipe da Força-Tarefa da NASA, Katherine é a única mulher e a única negra  entre seus colegas homens e  brancos, uniformemente vestidos com camisas brancas, calças cinza e gravatas pretas. Quem já viu o filme irá se lembrar do primeiro dia de trabalho de Katherine. Quando ela entra, é confundida com uma zeladora.  E  não com o gênio da matemática que era. Ehrich Kalfus queria garantir que a distinção de Katherine não fosse feita apenas pela cor de sua pele. Mas por suas escolhas de estilo no trabalho também. “Katherine sempre se destaca naquela sala cheia de homens em suas camisas brancas e gravatas pretas. Então, quando ela entra, junto com ela vem a cor”.

o-figurino-vintage-em-estrelas-alem-do-tempo

A figurinista Renne Ehrlich Kalfus investiu em arquivos históricos, imagens reais da NASA, edições vintage da revista Ebony.  E também em  fotos pessoais para criar os guarda-roupas de Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson).  Gênio matemático; Dorothy Vaughan (Octavia Spencer, indicada para um Globo de Ouro para o papel), a primeira supervisora ​​afro-americana da NASA; e Mary Jackson (Janelle Monáe), a primeira engenheira afro-americana da agência.

Com códigos de vestimenta rigorosos e conservadores para as mulheres nos programas da NASA. Os comprimentos da saia eram regulamentados e nenhuma joia era permitida, exceto um colar de pérolas.    Ehrlich Kalfus teve que encontrar o equilíbrio entre cumprir as regras do tempo e ainda destacar o estilo.

o-figurino-vintage-em-estrelas-alem-do-tempo

Através de sua pesquisa, Renee Ehrlich Kalfus descobriu que  Katherine costurou seus próprios vestidos.  E  teve de cumprir o rigoroso e conservador código de vestimenta da NASA. Mas isso também deu a figurinista a oportunidade de exercer a criatividade. “Havia alguma liberdade em termos de cores, estilos e formas [dos vestidos de Katherine] porque ela fazia suas próprias roupas e aproveitei isso”, diz Ehrlich Kalfus. O guarda-roupa de Katherine também evolui à medida que suas habilidades excepcionais e inclusão na equipe se tornam reconhecidas como parte integrante do avanço do programa espacial.

estrelas-alem-do-tempo

Dorothy era uma supervisora. Ela era a força política.   Era muito poderosa e bem vestida. Para ela, Ehrich Kalfus usou tons terrosos  e  expressou as ambições da supervisora de equipe.  Através de terninhos mais discretos e acessórios de bom gosto como broches e brincos e colares elegantes.

Mary era a mais jovem do trio.  Ehrlich Kalfus criou um guarda-roupa de blusas e  cardigans e silhuetas menos estruturadas.

Hidden-Figures

Da esquerda: Taraji P. Henson como Katherine G. Johnson, Octavia Spencer como Dorothy Vaughan, e Janelle Monae como Mary Jackson
Observa-se uma  distinção entre o guarda-roupa de cada uma delas.

Segundo Ehrich Kalfus a pesquisa foi extensa. “Pudemos ver tudo o que a NASA fez. Vimos também os álbuns de Katherine Johnson. Uma das coisas significativas sobre o período foi contextualizar a época.  A história era muito importante. Foi um tempo tumultuado. Havia uma corrida para o espaço; havia uma Guerra Fria; havia marchas e protestos.

HIDDEN-FIGURES-2016

O trio visionário cruzou todas as linhas de gênero e raça para inspirar gerações

LIBRARY-IMAGE-OF-HIDDEN-FIGURES-2

Aqui estão algumas das tendências apresentadas no filme. Os desfiles da Gucci primavera/verão 2017 e Versace pegaram a “vibe” desta  história  em suas tendências.

Estrelas Além do Tempo é um dos filmes mais inspiradores.  E o figurino vintage dos anos 60 é fiel à época e ao contexto histórico.  Se você ainda não viu, corra ao cinema mais próximo. É uma boa pedida para quem não gosta de Carnaval!

Vamos conferir quantos Oscares vai levar na festa da premiação dia 26?

Grande beijo e bom filme!

Você também pode gostar:

4 comentários

Comentário

Tenho mesmo de ver, a história é muito interessante. E o guarda-roupa é fabuloso… como eu gostava de ter vivido aquela época 😉

Beijinho <3

Lina Soares
Trinta por uma linha

Comentário

Oi Lina, também sou apaixonada por tudo que se reporta aos anos 60. Adoraria ter passado minha juventude nesta década. O filme vale muito a pena. Beijos!

Comentário

Filme maravilhoso! Há tempos não assistia a um filme sem cenas de violência, sexo ou mesmo palavrões. Só já por isso nos faz sair tranquilos e relaxados do cinema. Além é claro, de aumentar nosso conhecimento da luta e empenho dessas mulheres inteligentes. E quanto ao figurino, é de deixar qualque mulher que gosta de se vestir de forma elegante e feminina, verdadeiramente inspirada!! Por mim nota 10!!

Comentário

Oi Cybele, filme magnífico com atuacões brilhantes e o que nos deixa mais apaixonada é saber que foi baseado em fatos reais. A matemática até compareceu na Festa do Oscar e esta com 94 anos. Quanto ao figurino, eu amei. Adoro história da moda! Obrigada pela visita e pelo comentário. Abraços!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook