7 Motivos Porque os Gatos Fazem Bem à Saúde

A metade dos lares brasileiros têm um animal de estimação. E ficou cientificamente provado de que os gatos fazem bem a nossa saúde.

Vamos conhecer os  7 motivos porque os gatos fazem bem à saúde:

1 – AJUDAM CRIANÇAS AUTISTAS A INTERAGIREM COM O MUNDO EXTERIOR

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saudeUm estudo francês publicado em 2012 na Revista PloS One, provou que incluir um animal de estimação no ambiente familiar com crianças autistas, ajudou a desenvolver aptidões sociais proporcionando um efeito positivo e transformador.

2 – AJUDAM NA CONVALESCENÇA

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saudeSegundo a pesquisa “Life Events and the Use of Physician Services Among the Elderly: The Moderating Role of Pet Ownership” foi  comprovado que os gatos têm um efeito positivo na sobrevivência. Sobretudo,  a um ataque cardíaco. Os pacientes que tinham tido um ataque cardíaco e que tinham sobrevivido, eram dono de gatos. Estes doentes tinham 8 chances a mais de sobreviver do que aqueles que não tinham animal de estimação.

3 – MELHORAM NOSSA IMUNIDADE

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saudeQuerendo ou não, os animais são ótimos companheiros para brincadeiras. Estão sempre prontos a receber carinho, dar um passeio e interagir conosco. Sem dúvida, eles melhoram nosso estado de saúde geral.

4 – MELHORAM A AUTOESTIMA

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saudeUm estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology mostrou  que quem possui um animal doméstico tem uma melhor autoestima do que quem não possui. Os donos de gatos e cães são mais extrovertidos e propensos à diversão.

5 – AFASTAM PENSAMENTOS NEGATIVOS

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saudePessoas que possuem gatos são mais positivas e otimistas. Um inquérito publicado no Psychology Today mostrou que os donos de cães e gatos têm uma atitude menos negativa perante um problema. E também conseguem lidar com o ciclo da vida com relação a nascimento e morte.

6 – BAIXAM A PRESSÃO ARTERIAL

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saudeUm  artigo publicado no The Journal of Nervous and Mental Disease, mostrou que estar na presença de um cão ou acarinhar um gato pode ter efeitos bastante positivos no controle da pressão arterial.

7 – DIMINUEM A ANSIEDADE

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saudeDonos de animais de estimação são menos ansiosos. Os animais conseguem reduzir os indicadores de ansiedade e stress.

Meus Gatos

Com todos estes 7 motivos porque os gatos fazem bem à saúde eu fico muito feliz, porque tenho 3 felinos por quem sou apaixonada.

A mais velha é a Mousse. Uma himalaia, de 9 anos. Ela é meio introvertida e não interage com os outros dois. O companheiro dela era meu gato Max, que morreu dia 26 de dezembro de 2014. Max morreu com 13 anos de idade. Foi um dia muito triste e sofri muito com a morte dele. A Mousse desde então ficou mais estranha, mais do que já éra.

Em marco de 2015, eu comprei o Thor. Ele é um filhote da raça exótico que veio aqui para casa com 4 meses. Ele é igual ao Garfield. Tem a mesma cor, temperamento e é muito comilão.

Thor

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saudeEm abril do mesmo ano comprei o Bóris.  Outro exótico, que estava com 7 meses e é o meu xodó. É um gatão imenso de gordo, preto e branco que faz o maior terrorismo com a Mousse, mas em compensação, ele e o Thor se amam.

Bóris

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saudeAqui em casa, exceto o meu marido, todos nós somos apaixonados por nossos gatos. Eles nos trazem alegrias todos os dias e não consigo imaginar minha casa vazia, sem estes bichanos.

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saudeDa infância até a idade de me casar sempre tive cães. Porém depois do casamento e com a chegada dos filhos e morando em apartamento, optei pelos gatos e descobri um amor incondicional por estes bichanos.

7-motivos-porque-os-gatos-fazem-bem-a-saude

Esta foto foi tirada em 2012, em Istambul que é uma verdadeira república dos gatos. Lá na Turquia, os gatos são considerados animais sagrados e o povo os respeita muito  tem muito carinho por eles.

E vocês têm algum animal de estimação? E como é a relação com eles?

Deixem um comentário para conversarmos e trocarmos ideias. Se alguma de vocês tem em casa uma situação parecida com a que vivo em relação ao comportamento do Bóris que faz terrorismo com a Mousse e a gata passa a maior parte do tempo escondida, me diz como vocês agem em uma situação como esta. Help! Eu queria muito que a coitada da gata conseguisse ser mais sociável e deixasse de ser tão assustada.

Espero que estes 7 motivos porque os gatos fazem bem à saúde a convençam a ter um.

Um super beijo!

Você também pode gostar:

5 comentários

Comentário

Belo Post!! Tudo lindo, Blog está demais!! Parabéns!!

Comentário

Ju amada, que bom ter teu comentário neste post dos bichanos. Pois é, minha amiga, hoje é um grande dia para mim e o blog, mas um dia triste para minha gatinha mais velha: a Mousse. A Vet Rochana a examinou hoje e deu o diagnóstico: rim policístico em grau 2. A mesma doença que teve o Max. Estou muito triste. Só peço que se ela virar estrelinha, que seja sem sofrimento. Beijão querida!

Comentário

Jan, também sou apaixonada por gatos e fã dos teus gatinhos!!!! mas nunca tive em casa até que minha irmã encontrou uma gatinha na rua e levou para casa, depois levou um gatinho e aí já viu, né? para meu pai foi maravilhoso porquê ele ficava muito só (os filhos foram casando e minha irmã trabalhava o dia todo). mamãe também curtia muito e eram suas companhias. sempre mandavam fotos da gataiada!!!!!
quando meu pai adoeceu, só tinha 1 gatinha, a Neném, que era a mais arisca. apesar de nunca conseguir pegar ela, sentia que me aceitava e quando eu chegava ela ficava por perto (não se escondia). quando papai morreu, ela sentiu muito e se apegou à mamãe. era sua grande companhia e as duas “conversavam”, inclusive!!!! até que, no início do ano passado, quando fui ao Rio, notei que a Neném não estava legal. espirrava muito (eu até me assustava) e foi quando consegui pegar nela sem ela sair correndo. notei que estava babando. a pobrezinha estava com câncer na mandíbula. minha irmã tentou como pôde, mas não conseguiu salvá-la.
então pegou outra gatinha, a Zoe. minha mãe estava tão triste que não queria outra, mas quando viu a Zoe se apaixonou!!!! muito divertida, precisei ensinar boas maneiras para ela. era só falar sério, que não podia subir no computador nem na pia da cozinha que, em poucos dias, já estava entendendo. virou uma lady!!!! é minha paixão e não vejo a hora de encontrá-la novamente!!!! mamãe já deve ter “deseducado” ela!!!!! é incrível como são inteligentes e sensíveis.

Comentário

Oi Janeisa,
Tb sou apaixonada por gatos. Sempre tive cães, mas os gatos me escolheram. Uma gatinha siamesa, a Menina, entrou em casa e teve 5 gatinhos na churrasqueira, depois disto a paixão nasceu. Tenho um cãozinho e 5 gatos. E pensar que já tive cães de raça premiados pelo Kennel Club do Brasil. Eu tinha até uma estante com os prêmios na sala!
Depois dos gatos aprendi a não comprar amigos, mas sim a recebê-los de braços abertos.
Bjs

Comentário

Oi Betty, eles são muito amorosos e eu também me rendi a eles depois de muitos anos só tendo cães. Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook