10 Dicas de Estilo no trabalho. Rita Carvalho é portuguesa e  consultora de comunicaçào e imagem  e licenciada em Relações Públicas e Publicidade. Ela lançou um livro muito bacana que é uma espécie de “Bíblia de Estilo” . Chama-se “Imagem Profissional – Guia de Estilo“, editado pela Casa das Letras.  De acordo com ela,  as pessoas que acabamos de conhecer formam em apenas 4 minutos,  90% da opinião sobre a gente.

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Neste livro, Rita Carvalho explica a importância da aparência num guia prático de estilo profissional. Que aborda vários contextos empresarias e é destinado a homens e mulheres, dos 20 aos 66 anos. A boa notícia? As orientações e as recomendações que dá neste livro são úteis e simples de aplicar no quotidiano.

Vamos aprender aqui as 10 Lições de estilo que temos que ter no trabalho, segundo Rita Carvalho:

1. Respeite o dress code da sua empresa

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Tenha em conta o dress code (código de vestuário) da sua empresa na hora de escolher o que usar. É business formal ou casual? Se trabalha num ambiente mais formal, saiba que vai ficar mais condicionada nas suas escolhas. Ao nível dos modelos, cores e padrões, já que é valorizado um estilo mais clássico, discreto e elegante. Ou seja, modelos estruturados, tons neutros e materiais nobres.

Já se trabalha num ambiente mais informal ou numa área mais criativa, então tem uma maior liberdade de opções. Neste caso, pode assumir a sua originalidade. Recorrendo a combinações mais coloridas ou peças statement.  E usar peças mais confortáveis, como é o caso de jeans, camisetas ou ténis. Independentemente do dress code, o importante é sentir-se confortável e confiante. As profissionais liberais devem levar em consideração  o contexto e ocasião, como  reuniões ou eventos profissionais.

2. Leve em conta o contexto ou ocasião

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Por mais que adore aquele vestido de festa, jeans rasgados, chinelos ou escarpins , a verdade é que no local de trabalho e numa reunião ou apresentação você deve optar por um estilo mais discreto. De modo a não desviar a atenção do seu discurso. Aproveite para usar as suas peças favoritas ou revelar o seu lado mais sexy no seu tempo de lazer.  Ou em determinados contextos, mas num ambiente profissional deve ser mais moderada. Evite os excessos, brilhos, peças muito curtas e justas, grandes decotes, transparências e um look total com tendências de moda.

3. Esteja preparada para as mudanças de temperatura

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O  ar condicionado é uma situação comum em muitos locais de trabalho. Mas nem sempre é possível manter uma temperatura ambiente.  Além disso, de manhã quando se sai de casa ou no final do dia quando se retorna, enfrenta-se muitas vezes temperaturas mais baixas. O truque é vestir-se por camadas.  Ou seja, fazer sobreposições de peças, que possa facilmente retirar sempre que necessário ao longo do dia. Um pullover ou casaco de malha, complementado com um trench coat ou sobretudo. Assim como echarpes ou capas são boas opções para o dia-a-dia.

4. Invista num guarda roupa de qualidade, versátil e intemporal

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Aposte nos básicos de guarda-roupa, que nunca passam de moda e que devem ser a base de qualquer armário. Pois oferecem maiores possibilidades de combinações com outras peças, sendo também mais versáteis e duradouros. Para a base do seu guarda roupa invista em: cores neutras – como o cinza, preto, bege, marrom, azul marinho, branco, vinho e verde escuro. Que proporcionam maiores possibilidades de combinação com outras cores.

Em peças versáteis, que possam ser usadas em diversos contextos e, até mesmo, em várias estações do ano.  Em artigos de qualidade, tanto nos materiais, como nos acabamentos e na modelagem.  E em modelos intemporais, que por serem mais clássicos não saem de moda. Invista na qualidade em vez da quantidade. Aproveite depois para complementar o seu guarda roupa com acessórios e  peças tendência, que possam dar um toque personalizado ao seu estilo.

5. Crie o seu estilo pessoal

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Respeitar o dress code da empresa não significa ter um visual monótono e desinteressante. Mesmo que tenha de optar por um estilo mais discreto e sóbrio, não tem de se vestir como se usasse um uniforme. Um boa forma de adotar um estilo personalizado é recorrer a acessórios ou combinar diferentes padrões e cores, de forma harmoniosa.

Uma bolsa  colorida, uns sapatos animal print, um cinto usado por cima do blazer ou um lenço de seda colocado de forma diferente.  Uma gola de pele, um maxi-colar, uns óculos statement ou um relógio vintage podem dar aquele toque personalizado ao seu look. Por outro lado, misturar padrões de pequena dimensão, como listras com bolinhas ou com xadrez, pode revelar o seu lado mais criativo. Pode ainda recorrer a combinações de cores.  Ou a uma peça tendência, combinando  com os básicos do seu  guarda roupa.

6. Use as cores a seu favor

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Já dizia Coco Chanel “A melhor cor do mundo é aquela que lhe fica bem”. Ou seja, nem todas as cores que estão na moda valorizam o seu tom de pele e cabelo. Certifique-se de quais são os tons (frios ou quentes) que mais a favorecem. Lembre-se de que o preto, apesar de ser uma cor de eleição para muitas mulheres, quando usado junto ao rosto pode dar-lhe um ar mais envelhecido e realçar as olheiras, manchas ou rugas.

O mesmo pode acontecer com os tons pastel, que podem dar-lhe um aspecto mais pálido e cansado. Além disso, use cores mais escuras, mate e neutras nas zonas do corpo que pretende disfarçar.  E tons mais vivos, claros e brilhantes nas áreas que pretende evidenciar. Se pretender alongar a silhueta aposte num look monocromático (uma só cor).

7. Prepare-se para um evento depois do trabalho

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A maior parte das mulheres não tem tempo para passar em casa, antes de um evento depois do trabalho. Uma boa solução será usar peças versáteis (um vestido preto ou uma camisa branca com umas calças pretas, por exemplo).  E depois mudar ou acrescentar acessórios. Troque a bolsa de dia por uma clutch, as sapatilhas por um escarpim , o casaco de malha por um blazer.  Ou um cinto com detalhes e coloque um maxi colar ou brincos longos.

Esta é uma forma prática e rápida de mudar o visual no escritório. Além disso, basta soltar o cabelo ou retocar a maquiagem, aplicando um pouco de blush e um batom colorido, para transformar o seu look.

8. Conquiste um ar mais luminoso e saudável em 5 minutos

Olheiras  e manchas na pele podem lhe dar um ar envelhecido e cansado. Um bom truque para disfarçar o efeito das noites mal dormidas e os sinais de envelhecimento é recorrer a uma maquilhagem suave e natural. Uniformize o tom de pele, com uma base cremosa ou fluída, adaptada ao seu tipo de pele. Use um corretivo e finalize com um pó compacto para fixar a maquiagem.

Depois aplique um pouco de blush e um rímel para abrir o olhar. Basta apenas 5 minutos para ficar com um ar mais luminoso e disfarçar pequenas imperfeições do rosto. Mas não se esqueça de que a base tem de ser do seu tom de pele para não se notar a diferença do rosto para o pescoço. O estado do cabelo e das unhas também são aspectos importantes a levar  em conta.

9. Invista em um kit de beleza para o escritório

Quantas vezes não ficou sem um botão ou teve de retocar o desodorante ou a maquiagem ao longo do dia? O ideal é ter sempre um kit de emergência na gaveta da sua mesa com estes produtos , de forma a recorrer sempre que necessário. Pasta e escova de dentes, desodorante, perfume, lixa de unhas e esmalte, um kit pequeno  de maquiagem e de costura. Bem como uns pares de meia extra que sempre dão um jeito em qualquer situação.

10. Não se esqueça da imagem que transmite nas redes sociais

LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e YouTube são algumas das redes sociais mais utilizadas hoje em dia. Mas é importante observar de que forma a imagem que transmite tem implicações na sua vida profissional. A maior parte dos recrutadores pesquisa as redes sociais dos candidatos, antes de uma entrevista de emprego ou contratação, de modo a avaliar o seu comportamento, valores e interesses.

Além disso, na maioria das vezes, os colaboradores compartilham conteúdos nas redes sociais com as suas chefias e  colegas, por isso que é fundamental ter cuidado com o tipo de comentários e imagens publicadas. Desabafos sobre clientes ou processos internos, fugas de informação e fotos comprometedoras podem custar-lhe o emprego. O que é da esfera privada deve manter-se como tal. Referências a drogas ou álcool, erros ortográficos e linguagem ofensiva são os pontos negativos, que maior impacto têm a nível profissional.

Então, espero que gostem e que façam uso destas 10 dicas de estilo no trabalho. Lembrando que, de acordo com Rachel Zoe:  “estilo é uma forma de dizer quem somos”.

Um grande beijo!

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8 comentários

Comentário

Estar preparada ´para as variações de temperatura é o mais complexo para mim
bjs

Comentário

Oi Carol, pois é, porque na correria, às vezes nem prestamos à atenção nestes detalhes. Bjs

Comentário

Oi Janeisa,
Amei o post. Não conhecia este livro. Vou procurar.
Bjs

Comentário

Oi Betty, é autora portuguesa. Bjs

Comentário

Acho fundamental ter bom senso. Cores neutras são boas porque combinam com várias cores e você sempre vai ter uma peça coringa.
big beijos

Comentário

Oi Lulu, com certeza, o bom senso é sempre nosso melhor aliado. Nada como o espelho pra nos dizer se exageramos ou não. Bjs

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Adorei os looks, sempre é bom ver diferentes possibilidades!

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Oi Nise, legal amiga! beijos!

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